Museu do Ar inaugura mural dos 100 anos da primeira travessia aérea
João Pereira é o autor da obra que foi dada a conhecer no passado sábado
|04 Abr 2022 09:41
Miguel António Rodrigues As comemorações do Centenário da 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, tiveram honras de destaque em Alverca, não fosse a cidade, o “Berço da Aviação em Portugal”. Numa parceria entre a Junta de Freguesia e a Força Aérea, foi inaugurado no passado sábado, um “mural” comemorativo na lateral do Museu do Ar e visível, para os milhares de pessoas que todos os dias passam na Linha do Norte.
Este mural, agora inaugurado foi fruto de um concurso lançado pela Junta de Freguesia e do qual saiu vencedor, o artista João Pereira. Natural do concelho de Vila Franca de Xira, o artista recordou a importância de ter este trabalho em Alverca, destacando entre outras questões o facto de “ter contribuído” para esta iniciativa, e dando um pouco de si a estas comemorações. Para o Coronel Carlos Raposo, o responsável pelo Museu do Ar, esta é uma iniciativa importante para a Força Aérea. O oficial destacou a colaboração entre aquele ramos das Forças Armadas e as autarquias, nomeadamente. a Câmara de Vila Franca e a Junta de Alverca/Sobralinho. Ressalvou igualmente a participação de João Pereira nesta atividade que tem um significado muito importante para a Força Área e a aviação em Portugal. Estas comemorações integram-se no programa cultural/desportivo “Descentralidades” que levado a cabo pela Junta de Freguesia de Alverca Sobralinho, e que decorre até 15 de outubro, com um vasto conjunto de atividades lúdicas, recreativas e culturais. Um programa elogiado pela vereadora da Cultura Manuela Ralha, que salientou a importância desta ação cultural, ao mesmo tempo que recordou a parceria de longos anos com a Força Aérea Portuguesa.
Ainda neste sábado, foi inaugurada uma exposição sobre 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul no Museu do Ar, que estará patente até sensivelmente meio de abril, e que retrata a viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares
Arruda dos Vinhos: Vereador do PSD propõe novo estudo para o transporte rodoviário devido ao choque petrolífero Colete Encarnado 2022 com programa alargado Câmara de Vila Franca dá mais um passo para a conclusão do passeio ribeirinho Alverca/Sobralinho Voluntários de Vale do Paraíso já são os primeiros amigos dos refugiados ucranianos Agricultores da região desesperados com a Seca já pensam em desistir |