Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
Imagem

Noite de folclore levou centenas de pessoas ao Cartaxo
O festival levou centenas de pessoas ao centro da cidade para assistir a um espetáculo que foi testemunho da etnografia nacional
18-08-2016 às 12:22
 Imagem
​aA Praça 15 de Dezembro recebeu, na noite do passado dia 13 de agosto, o palco por onde passaram centenas de homens, mulheres e jovens que dançaram e cantaram para um vasto público – foi a terceira edição do Festival de Folclore Cartaxo Capital do Vinho, organizado pela União de Ranchos Folclóricos do Concelho do Cartaxo e que este ano esteve integrado no Programa das Comemorações do Bicentenário do Concelho.
 
O festival levou centenas de pessoas ao centro da cidade para assistir a um espetáculo que foi testemunho da etnografia nacional. Cinco ranchos subiram ao palco para mostrar o resultado do trabalho contínuo em prol da preservação da identidade das suas regiões – compostos por várias gerações de músicos, dançadores ou cantadores, trouxeram os instrumentos regionais, os trajes típicos de cada profissão ou classe social, as modas antigas e as danças que marcavam as celebrações anuais.
 
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, deu as boas- vindas aos participantes destacando a importância de “no ano em que comemoramos 200 anos de elevação do Cartaxo a concelho, podermos contar com a União de Ranchos Folclóricos do Concelho do Cartaxo para celebrarmos, neste Festival, a cultura e a tradição que marcam a nossa identidade enquanto ribatejanos e portugueses”.
 
O autarca lembrou o que afirmara “neste mesmo palco, há um ano – a minha convicção de que só o que temos de único e diferenciador, nos permitirá afirmar num mundo cada vez mais globalizado, no qual tudo parece igual e sem distinção. Foi esta convicção que nos levou a querer muito assumir a liderança da candidatura do Fandango à classificação de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO”.
 
“O Fandango, dança de desafio, é a expressão genuína da nossa identidade cultural”, afirmou o presidente da câmara, referindo que “o concelho tem a preciosa singularidade de todas as suas freguesias terem rancho folclórico e de todos terem forte expressão na representação do Fandango. Sermos o concelho que lidera a candidatura, nesta parceria com a entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é uma honra e um orgulho”, mas é também “uma enorme responsabilidade, pela exigência que nos coloca. Não é uma candidatura do Cartaxo, é uma candidatura de toda a região, de todos os ranchos folclóricos e grupos etnográficos, de todo o Ribatejo. A nossa maior responsabilidade é a de sermos capazes de integrar e envolver todos os que dançam, preservam, estudam e reconhecem no Fandango a expressão imaterial e única de um povo”.
 
A candidatura, “vai dar ao Fandango o reconhecimento que lhe é devido – de expressão cultural diferenciadora de uma região, ímpar no mundo e, a partir de agora, com reconhecimento mundial”, considerou o autarca, destacando “a sua força enquanto expressão artística popular e única. Força que esta noite, neste palco, poderemos testemunhar e para cuja preservação todos queremos contribuir”.

 
Cinco ranchos folclóricos estiveram presentes no Festival

Grupo Folclórico de Taveiro – Taveiro, Coimbra, Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril, Grândola, Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço, Seramena, Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, foram os ranchos e grupos convidados para um espetáculo muito aplaudido pelo público, que encerrou com a atuação de elementos dos ranchos folclóricos do concelho do Cartaxo a dançar em conjunto – e o público a ter a oportunidade de subir ao palco para um “pé de dança” final.



Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro...

    A sua opinião conta

Submeter
Imagem
Imagem
Imagem
União de Freguesias de Salvaterra/Foros oferece águas aos bombeiros locais

Colheita de Sangue na Póvoa de Santa Iria

Câmara de Azambuja vai apoiar a aquisição de livros de fichas para alunos do 1º ano

Festival Bike no CNEMA já tem data

​
GDA com bons resultados na ginástica
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV