Operação da GNR em Arruda dos Vinhos resulta em três identificações
A atuação das autoridades gerou polémica na comunidade, nomeadamente, junto de alunos e encarregados de educação que classificaram a mesma como desproporcional.
Miguel António Rodrigues
30-10-2016 às 11:13 A Guarda Nacional Republicana detetou três alunos como tendo consumido recentemente estupefacientes na operação realizada na última quarta-feira em Arruda dos Vinhos. Ainda assim a GNR destaca que "não foi necessário proceder ao levantamento de qualquer auto de contraordenação".
De acordo com a informação prestada ao nosso jornal, a GNR sinalizou estes alunos na entrada da Gustave Eiffel, ainda antes de entrarem na escola, e reforcou que esta operação " tinha como principal objetivo a prevenção (e dissuasão) do consumo e tráfico de estupefacientes na comunidade escolar de Arruda dos Vinhos" e a fiscalização dos transportes onde estes alunos se deslocam diariamente para o estabelecimento de ensino. Segundo a GNR, esta operação foi desenvolvida com conhecimento dos estabelecimentos escolares envolvidos (Externato João Alberto Faria e Gustave Eiffel) e "entidades com assento no Concelho Municipal de Segurança e dos operadores que realizam o transporte dos alunos". Às criticas de alguns encarregados de educação que acusavam a GNR de uso desprocional de meios, as forças de segurança garantem que "os meios humanos e materiais alocados para esta operação foram os necessários tendo em consideração o objetivo da mesma e número de alunos envolvidos" ou seja "três autocarros com lotação esgotada" referem as autoridades. Segundo a GNR, nesta operação foram considerados "os horários de entrada dos alunos nas escolas e de partida; e respetiva chegada dos autocarros para não prejudicar o normal decurso das atividades e transportes envolvidos" e assume que na passada quarta-feira, dia 26, a utilização de dois binómios cinotécnicos foi uma exceção que se justifica com "efeitos de maior celeridade e eficácia na revista (por amostragem) às mochilas dos alunos". "Esta operação teve como objetivo principal garantir a segurança de toda a comunidade escolar", deduz aquela força de segurança Notícia Relacionada: Rusga da GNR em Arruda dos Vinhos causa desconforto a alunos e encarregados de educação
|
|