Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Opinião António Oliveira*: "A água" 

"Os SMAS de Vila Franca de Xira, no que respeita à poupança de água, desenvolvem um trabalho contínuo, desde logo pelo grande investimento que têm vindo a fazer na redução das perdas, através da renovação da rede de abastecimento, da aquisição de equipamentos para a deteção das mesmas"
12-04-2018 às 18:22
Imagem
A água é um recurso natural essencial para a vida. Porém, com o passar dos anos a sociedade foi usando a água cada vez mais sem a consciência de que um dia ela pode acabar, em virtude da poluição, da degradação ambiental e das mudanças climáticas, provocada pelas atividades humanas. 

O comprometimento da qualidade da água pode inviabilizar o seu uso ou tornar impraticável o tratamento, tanto em termos técnicos quanto financeiros. Diversas são as substâncias tóxicas geradas nas diferentes atividades humanas. Nas práticas agrícolas, por exemplo, o uso sem controle de substancias químicas pode representar um grande perigo para o meio ambiente, para os ecossistemas e para a saúde humana. 

Dessa forma, é preciso que haja racionalização do consumo, acrescida do estabelecimento de estratégias de reutilização, tanto nas práticas agrícolas como nas atividades quotidianas residenciais, comerciais e industriais. 

Apenas 0,4% da água existente na terra é água doce utilizável, sendo que a destinada a consumo humano tem origem, na maior parte dos casos, em rios, lagos e lençóis freáticos. 

Em determinados casos, essencialmente no meio rural, ainda existem famílias que se abastecem diretamente de poços ou furos próprios, muitas vezes por opção pessoal. No entanto, dada a acentuada degradação da qualidade da água disponível que se tem verificado ao longo dos tempos, provocada pela intervenção do Homem na natureza, a maioria das pessoas tem um sistema de abastecimento comum. No nosso Concelho, o abastecimento de água é assegurado quer em quantidade quer em qualidade, pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, sendo praticamente 100% da população abrangida. Do mesmo modo, também quase a totalidade do Concelho se encontra coberto com redes de drenagem de águas residuais, as quais são tratadas em ETAR. 

Os SMAS de Vila Franca de Xira, no que respeita à poupança de água, desenvolvem um trabalho contínuo, desde logo pelo grande investimento que têm vindo a fazer na redução das perdas, através da renovação da rede de abastecimento, da aquisição de equipamentos para a deteção das mesmas, tendo no ano de 2017 atingido um valor de 17%, quando a média nacional se situa nos 32%. Por outro lado, também muito importante, é feita a educação ambiental, junto das crianças e jovens e da população em geral, quer através das iniciativas que desenvolvemos ao longo do ano, como sejam as comemorações do dia mundial da água, o dia da criança e também nas campanhas realizadas no nosso site e pelos encartes, que periodicamente juntamos às faturas que chegam aos nossos clientes, no sentido de sensibilizar a população para o uso sustentável deste precioso recurso. 

Se pensarmos em anos como 2017, em que as quantidades de precipitação que se registaram foram diminutas, tendo causado situações de seca graves, somos levados a fazer uma reflexão séria sobre os reais efeitos das alterações climáticas e que de facto temos que adotar com urgência, medidas de consumo sustentável assim como comportamentos responsáveis no que se refere à poluição e à contaminação dos solos. 

Em suma, o aumento exponencial do consumo aliado à crescente adição de substâncias estranhas e tóxicas aos recursos hídricos, têm feito diminuir a sua quantidade disponível e, consequentemente, tem crescido a necessidade de se pensar em novas opções de gestão, a nível local, regional e global, deste bem tão precioso e nem sempre suficientemente valorizado. Pois o consumo sustentável implica saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. 

*Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Vila Franca de Xira


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
PUB
Imagem
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Alenquer: Igreja da Várzea revela novos dados das escavações 
Imagem
Samora Correia: Jardim do bairro Arneiro dos Corvos vai surgir de cara lavada
Imagem
Cartaxo tem provedor do munícipe

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS