Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Opinião Augusto Moita: "Ah... a Inveja!"

"A força produz bajuladores, a inteligência produz amigos; o poder cultiva servos, porém só o diálogo produz mentes livres."
25-06-2018 às 21:25
Imagem
Caro leitor!
De entre os estados emocionais que experienciamos no nosso dia-a-dia, a inveja, será reconhecidamente, uma das piores emoções do ser humano e que facilmente nos conduzem à “identificação” da personalidade e do cárater de uma pessoa, e isto porque, naturalmente, só a espécie humana tem capacidades cognitivas, de entre milhares de outras espécies animais, porque possui inteligência, capacidade de pensamento abstrato e analítico, memória e consciência, que nos capacitam a “escrever” a nossa própria história de vida. 

Como deveis percecionar, nem todas as emoções são desagradáveis (e.g.: inveja, repugnância, desprezo, tristeza, fúria, raiva, ira, etc), também há emoções agradáveis (e.g.: alegria, orgulho, satisfação, esperança, etc). Para tanto, denominei as “invejas” em: 1) inveja perniciosa (maldosa; nociva; danosa); 2) inveja emulativa (aquela que procura igualar  ou mesmo exceder os outros – emulação - no que de bom fazem e/ou possuem).

Estabeleçamos então, as respetivas diferenças/singularidades.
A inveja perniciosa ocorre quando alguém cobiça algo que outro conquistou (com assinalável sucesso), através da sua inteligência, perseverança, trabalho árduo e espírito de sacrífício e, como se sente impotente para alcançar o mesmo, envereda pela via “predadora”, manifestada através da raiva, do ódio e do ciúme do sucesso do outro e em casos limites, da violência psíquica e/ou física. Normalmente, este tipo de pessoas, enfermam de psicopatologias, tais como: complexo de inferioridade/ausência de auto-estima, de mágoas passadas e frustrações de diversa ordem, não resolvidas, porque ainda presentes na memória e denominadas de janelas killer – conflituantes - e, sobretudo, de um sentimento de incapacidade para se afirmarem por si próprias, levando-as a tentar  sabotar, ferir, rejeitar e até caluniar a pessoa invejada. Transpondo esta constatação para a esfera política, percecionamos com alguma facilidade que é raro os opositores aplaudirem e sustentarem aquilo que os outros fazem bem feito. A ânsia do poder tolda-lhes a mente, apouca-os e, manifestamente, desumaniza-os quando usam de forma subreptícia ou explicitamente todos os “mecanismos de sabotagem”, tais como: utilizando uma linguagem maldosa: as palavras proferidas não são para encorajar os que criticam, mas sim para os minimizar e desmotivar; as ideias não são para debater deficiências ou insuficiências e apontar eventuais caminhos alternativos, antes pelo contrário, objetivam insidiosamente o apoucamento dos visados (fazem a crítica pela crítica!) Contudo, e de forma inconsciente, são os próprios invejosos que se autossabotam e se autoflagelam quando “sufocam” o seu próprio desempenho profissional e social (dizer mal de tudo e de todos, não é de todo, uma manifestação de caráter, inteligência e pundonor!). 

A inveja perniciosa ocorre basicamente entre semelhantes (pares), pessoas próximas, muitas das vezes, familiares ou do mesmo nível socio-económico e intelectual.    

A inveja emulativa, ao contrário da perniciosa, acontece quando uma pessoa cobiça algo que outro fez bem e/ou possui (grau académico, socioprofissionalmente, empresarialmente, etcetera) e que, acreditando nas suas potencialidades se automotiva para conquistar o mesmo ou melhor, se possível, mas tendo sempre o outro como uma referência, um exemplo a seguir. A inveja emulativa, é consequentemente, saudável e fundamental na consolidação da personalidade e do caráter de um indivíduo e contribui decisivamente para a humanização da sociedade pela positividade das relações interpessoais, pela competição generosa, empática e respeitosa entre pares, pelo bom clima institucional que gera nas organizações. Quando nos “enamoramos” pelo sucesso dos outros e os tomamos como exemplos a seguir, entramos num processo de emulação, que se consubstancia na observação das suas lutas para superar dificuldades e conflitos e, no atingimento com sucesso das suas metas e sonhos, fazendo o mesmo ou melhor, se possível.  

Augusto Cury escreveu um dia: A força produz bajuladores, a inteligência produz amigos; o poder cultiva servos, porém só o diálogo produz mentes livres. Seja um ser humano de excelência promovendo a humanidade (que tão necessária é!)
Até à próxima crónica e boas leituras!

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Grande Guerra em exposição na Escola Secundária Damião de Goes
Imagem
Feira de Maio: PSD questiona segurança das tronqueiras
Imagem
Programa "Férias Ativas" em Azambuja a partir de 25 de junho

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV