Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Opinião Augusto Moita: Entrevista-Apenas um bom salário? Não, obrigado!



A curto prazo, é impactante nas nossas vidas, mas ... não é tudo! Se não relevarmos outras premissas;  essa lacuna, poderá constituir, a breve trecho, um handicap (desvantagem)


10-05-2019 às 12:03


Imagem


Quando nos encontramos no mercado de trabalho à procura de emprego, é indispensável que não nos atinemos exclusivamente na oferta de um bom salário. A curto prazo, é impactante nas nossas vidas, mas ... não é tudo! Se não relevarmos outras premissas;  essa lacuna, poderá constituir, a breve trecho, um handicap (desvantagem). Pressupondo que, não se trata da primeira candidatura a um emprego de “longa duração”, é importante que tenha em linha de conta as premissas, não menos primordiais, que são referidas ao longo deste artigo, e que poderão condicionar ou não, o seu comprometimento organizacional e o seu bem-estar e felicidade no seio da organização.

Assim, e para que potencialmente seja bem sucedido, atente nos seguintes conselhos:

(A) Antes da entrevista.
(1) Reconsidere se tem, efetivamente, o perfil de candidato que é requerido. (2) Se sim, prepare-se então para a entrevista de forma proativa, contrastando os princípios éticos e valores morais e sociais que suportam os seus traços de personalidade e a sua idiossincracia, com os da cultura nacional da empresa (e.g.: multinacional), através da obtenção de informações (redes sociais, contacto com trabalhadores da empresa ou, por outras fontes) sobre a missão, visão, valores e cultura organizacional da empresa em todas as suas variáveis, e particularmente sobre:as políticas/práticas da empresa em formação profissional, tipos de liderança, acolhimento e socialização de novos colaboradores; e a forma como potencia a criatividade e a autonomia dos seus profissionais (delegação) do envolvimento dos trabalhadores (comunicação interna/partilha de informação), e do trabalho em equipa; e também da atratividade, promoção e retenção de talentos e, se pugna por uma política meritocrática, i.e., pela igualdade de oportunidades, pela equidade salarial, pela igualdade de género, e pela não discriminação, etc.; e ainda, quais os valores, que a suportam, nomeadamente no que concerne à sua RSE - responsabilidade social da empresa (política ambiental, política integrativa -:e.g.: emprego a deficientes - e apoio a organizações de economia social, entre outras políticas e ações de RSE).
NOTA: Só com um conhecimento abrangente, tanto quanto possível, da empresa, poderá “sobressair” na entrevista.

(B) Durante a entrevista:
(1) Estabeleça uma forte empatia com o seu interlocutor, ouvindo-o atentamente e esteja em “alerta” permanente para os sinais transmitidos pela sua expressão facial e linguagem gestual (e.g.: de desacordo, de enfado ou de assentimento). Demonstre, com naturalidade, a sua humildade e mantenha uma postura pró-ativa mas respeitadora e responda a todas as questões de forma assertiva e não reiterada. Verbalize de acordo com a tipologia da empresa. (2) Pragmatize as suas competências, quer técnicas (hard skillls), quer comportamentais/atitudinais (soft skills) e enfatize as mais-valias que julga possuir (as diversas experiências profissionais, inter-relacionais e eventualmente de liderança e em que contextos), prospectivando um excelente desempenho, sublinhando o que o diferencia; mas não exorbite. Seja intelectualmente honesto! (3) Disponibilize-se para se deslocar, incluindo a expatriação (missão no estrangeiro). (4) Assuma de forma enfática, o conhecimento que possui da empresa e sublinhe (ou releve a posição da empresa) a sua visão sobre uma cultura de formação profissional ao longo da vida (ALV), necessária, sistemática, eficaz e futurista, tendo em conta os fatores de competitividade e de produtividade numa economia global e, sobretudo, evidencie grande curiosidade sobre a importância que a empresa dá ao empreendedorismo e inovação e a parcerias com universidades, politécnicos ou outras. (5) Mostre-se particularmente curioso sobre quais os objetivos/metas que a empresa tem no curto/médio prazo e de como se compromete (com entusiasmo) a contribuir para o seu alcance, com sucesso. (6) E, deixe para o último ponto, a discussão salarial, antes procure saber do potencial de progressão na carreira e se a empresa, tem uma política de compensações variáveis ou benefícios.
NOTAS: (1). Estes conselhos/premissas em concomitância com as competências comprovadas, constituirão potenciais “fatores críticos de sucesso” na entrevista. (2) As mesmas, servem idealmente para qualquer candidatura, naturalmente, com adaptações dependentes dos contextos.(3) Os candidatos a primeiro emprego, devem relevar todas as premissas constantes, à excepção da experiência profissional, porque naturalmente, não a possuem. Em contrapartida, devem valorizar eventuais estágios académicos/formativos, empregos em part-time, ações de voluntariado e/ou outras atividades, e sobretudo, serem parcimoniosos nas reivindicações salariais e outras retribuições (não estão em posição para ...).

(C) Depois da entrevista:
(1) Faça uma análise objetiva e responsável sobre como decorreu a entrevista, i.e., se correu bem ou, menos bem, e depois:.a) Se correu menos bem, procure perceber se a sua performance, foi ou não assertiva por competente, honesta, empática, entusiástica e cativante ou, pelo contrário, houve fatores que a condicionaram. Pondere o que deverá melhorar no futuro! b) Se correu bem e correspondeu às suas expectativas, ótimo! Se não correspondeu, apesar de a entrevista ter corrido bem, avalie com a “razão” se a empresa, mesmo não correspondendo integralmente às suas expectativas (o que não será surpreendente, dadas as disfunções gestionárias, pelo facto de a maioria – 70% a 80% - serem PME’s!), vê nela algum potencial, i.e., se a ponderação dos prós e dos contras promoverá um acordo contratual.

​
Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

Mas, sobretudo, nunca desista! Com autoconfiança, competências, conhecimento, resiliência e persistência, alcançará os seus objetivos. E, interiorize: eu mereço o melhor!

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos 


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Hospital de Vila Franca de Xira vai atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior da região

Maior parque solar do país em Azambuja e Castanheira

Junta de Freguesia de Azambuja opõe-se à substituição da calçada na rua principal por alcatrão

Clima de cortar à faca entre vereadores  causa embaraços ao PS de Benavente
PUB
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS