Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Universidade Sénior do Cartaxo na Senda da Excelência

I have a dream! (Eu tenho um sonho!). 
A frase que ficou imortalizada na história da luta antirracista nos EUA, foi proferida por Martin Luther King Jr., inspirou-me para escrever este artigo de opinião.
Augusto Moita
23-06-2017 às 22:41
Imagem
Enquanto professor voluntário na USCTX – Universidade Sénior do Cartaxo:
- I have a dream! (Eu tenho um sonho!).
A frase que ficou imortalizada na história da luta antirracista nos EUA, foi proferida por Martin Luther King Jr., inspirou-me para escrever este artigo de opinião.
E porquê? Porque o articulista também «tem um sonho», que julga ser naturalmente partilhado por todos os “stakeholders” da USCTX: dirigentes, professores, alunos, autarcas, fornecedores e demais agentes interessados; o de elevar e manter a USCTX no patamar de “Instituição de excelência”, na promoção do envelhecimento ativo e saudável da pessoa sénior.
Para alcançar tal desiderato, penso ser primordial que todos, sem exceção, estejamos conscientes da MISSÃO, VISÃO e VALORES da Instituição que representamos com honorabilidade.
Esta instituição, de economia social, deverá, segundo o meu ponto de vista, ter como MISSÃO: a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população sénior, através da realização de atividades intelectual e socialmente estimulantes, objetivando a melhoria da qualidade de vida da pessoa sénior, proporcionando-lhe, convívio, lazer e desenvolvimento cognitivo (aprendizagens, habilidades, novas competências, aculturação, comportamentos de interação e novas experiências), por forma a sentirem-se ainda úteis e quiçá, ainda capazes de interagirem em atividades sócio culturais.
A VISÃO deverá ancorar-se no humanismo i.e., sem discriminação de raça, sexo, estatuto social, crença, ideologia política ou quaisquer outras formas discriminatórias e, expressar-se no mais profundo respeito pela dignidade da pessoa sénior, em tudo o que este encerra, manifestando-lhes em todos os momentos, o preito da gratidão pelo seu passado, suas vivências e seus contributos para o núcleo familiar e para a sociedade.
Os VALORES deverão estar compaginados no acrónimo, “CHAMAR”: Comprometimento, Honorabilidade, Ação de voluntariado; Matriz social; Amor ao próximo; Resiliência.
Face ao supracitado, e na senda da excelência, o que é necessário fazer? 1º. A manutenção de um bom clima organizacional, onde a motivação, a satisfação, o empenhamento, a disponibilidade, a competência e o estado de relacionamento entre os diversos atores da organização, constituam uma mais-valia para a Instituição; 2º. A avaliação da performance da USCTX e da prestação dos seus professores através de Inquéritos por questionário - satisfacionais (análise holística); 3º. A aposta na continuidade evolutiva da Instituição no que concerne à melhor oferta lúdica/prazerosa/gratificante, convivencial/humanista e de aprendizagens multidisciplinares. 
Naturalmente que, um bom clima organizacional, pressupõe a união de todos os “stakeholders”, onde as atitudes e os comportamentos desejáveis, tais como: a solidariedade, a lealdade, a honestidade, a frontalidade, o respeito, o trabalho em equipa e o espírito de missão, são imprescindíveis! Contudo, e há que assumi-lo, por vezes, existem conflitos nas organizações (módulo lecionado este ano letivo 2016/17, “Gestão de conflitos”, no âmbito da U/C Ciências Sociais e Humanas), porque somos seres humanos e naturalmente, dependemos de preditores de personalidade e das nossas perceções face a determinados assuntos/acontecimentos. O conflito, não é necessariamente algo de mau para a instituição que procura o atingimento da excelência, pelo contrário, deve ser encarado como um modo de proporcionar diálogo, gerar novas ideias, explorar sentimentos, alcançar novos valores e padrões, favorecendo a expressão individual e deste modo, alcançar decisões democraticamente mais eficazes e de verdadeiro interesse funcional para a vida da Instituição. Todavia, é indispensável, que sejamos empáticos, i.e., que nos coloquemos na posição do outro para melhor analisarmos os fatores que deverão ser ponderados, sua discussão e a consensualização das diversas opiniões/posições, até à obtenção de uma resolução final, dirimindo as diferenças, objetivando a excelência.
Só unidos alcançaremos a “excelência”!  Exploremos as sinergias internas!
Os dirigentes passam e as Instituições permanecem!

Comentários

I have a dream. Que o Senhor Dr. possa ficar connosco
Dália Sardinha
Cartaxo
28/10/2017 10:32

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Hugo Sampaio lança "Missão Aprender"
Imagem
Adjudicada a reabilitação do Espaço Jackson na Glória do Ribatejo
Imagem
Maestro da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense sai após 15 anos de serviço

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS