Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Opinião Fernando Paulo Ferreira: O Novo Tribunal em Vila Franca de Xira e a Estratégia para a Regeneração Urbana no Concelho

Esta área de desenvolvimento urbano (a da antiga Armada) representa, também ela, uma oportunidade relevante para a Cidade de Vila Franca de Xira, permitindo viabilizar, entre outros investimentos, o completamento do Nó II à autoestrada
08-04-2018 às 17:52
Imagem
Foi assinado, no passado dia 12 de março, o protocolo para disponibilização do terreno e elaboração dos projetos para o novo Tribunal de Vila Franca de Xira (que albergará o Tribunal de Comércio Lisboa Norte), entre o Município e o Ministério da Justiça.

Foi um momento importante para o Concelho e para o conjunto da população que beneficiará desta infraestrutura (para já não falar dos agentes do sistema de justiça, que têm trabalhado em condições físicas muito deficitárias), a nascer na zona da antiga Armada, recentemente adquirida pela Câmara Municipal.

Esta área de desenvolvimento urbano (a da antiga Armada) representa, também ela, uma oportunidade relevante para a Cidade de Vila Franca de Xira, permitindo viabilizar, entre outros investimentos, o completamento do Nó II à autoestrada, prevendo-se a criação de uma nova saída para quem vem de Lisboa, facilitando a acessibilidade não só para os residentes na zona de Vila Franca de Xira (Bom Retiro, Agruela e outras) como também para os do Concelho de Arruda dos Vinhos. A atratividade do território da antiga Armada crescerá também exponencialmente com a efetivação desta acessibilidade, estando nas mãos da Câmara Municipal o incentivo à nova dinâmica económica e social que ela pode facilitar.

A ancoragem de um serviço tão importante como o novo Tribunal numa nova zona a desenvolver, constitui mais um elemento positivo a acrescentar à manutenção deste ativo territorial na esfera pública, possibilitando novas condições e dinâmicas ao complexo desportivo do UDV, à qualificação da porta sul de entrada na Cidade e à apropriação de zonas urbanas até hoje destacadas do centro urbano, como os Bairros do Paraíso e da Mata, entre outros.

À ligação pedonal e ciclável que todos já utilizam entre Alhandra e Vila Franca de Xira seguir-se-á, pois, assim o Município a motive e/ou concretize, uma nova leitura urbana, qualificada e moderna, cuja projeção e materialização urge; razão pela qual, propositadamente, toda a área anteriormente ocupada pela Escola da Armada foi qualificada como Área de Reabilitação Urbana nos instrumentos que concretizam a Estratégia para a Regeneração Urbana do Concelho, a par dos centros antigos das suas localidades.

Uma coisa é certa: da capacidade de congregar vontades, esforços e bons entendimentos no Município e com as entidades que agora têm entre mãos o poder da definição concreta do desenvolvimento do projeto da zona da antiga Armada dependerá a rapidez, a eficácia e a qualidade da intervenção futura. Cabe agora aos diversos Partidos presentes nos órgãos autárquicos saber posicionar-se ao lado da qualidade e do futuro (a ver vamos se poderemos contar, civicamente, com uma ampla frente de disponibilidade para pensar, projetar e dinamizar esse território da forma mais participada possível).

Notas finais:
1 - Encontram-se a decorrer os procedimentos concursais para a requalificação da EN10 entre as Cidades da Póvoa de Santa Iria e Alverca; para a criação de corredores verdes (eixos) de Santa Sofia a Povos; para a reabilitação de imóveis de habitação social municipal e respetivos espaços públicos; e decorrem as obras do novo Parque Urbano Moinhos da Póvoa, que permitirá a ligação ciclável e pedonal do Concelho ao Parque das Nações, em Lisboa (assim Loures concretize a requalificação da sua zona ribeirinha, como todos anseiam);
​
2 – O Município de Vila Franca de Xira viu recentemente aprovadas todas as candidaturas que apresentou aos Fundos Europeus Estratégicos de Investimento, o que viabiliza, para já, investimentos diretos em intervenções de requalificação urbana e social no valor aproximado de vinte milhões de euros, no que prenunciará, mais uma vez, excelentes graus de execução do quadro comunitário, cujo arranque foi tão atrasado pelo Governo anterior.
 


Comentários

A minha opinião mantém-se, o nó da A1 é importante sem dúvida, um novo Tribunal em Vila Franca é importante, sem dúvida, mas em Vila Franca, dentro de Vila Franca, no centro "desértico" de Vila Franca.

João Passarinho
Vila Franca de Xira
10/04/2018 20:55

dispensam-se comentários sobre o anterior governo. queremos é ver obra feita
fica mal atribuir sempre aos outros a capacidade pra gerir os destinos da nossa nossa cidade
eu como portador de mobilidade reduzida, gostaria tambem ver obra nesse capitulo 

Fernando Sousa Morte
Vila Franca de Xira
 08/04/2018 23:02

    A sua opinião conta:

Submeter
PUB
Imagem
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Alenquer: Igreja da Várzea revela novos dados das escavações 
Imagem
Samora Correia: Jardim do bairro Arneiro dos Corvos vai surgir de cara lavada
Imagem
Cartaxo tem provedor do munícipe

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS