Opinião João Pedro Baião: Dia Mundial da Água
"Neste sentido, os SMAS VFX, durante este ano, irão instalar ZMC (zonas de medição e controlo) na rede de distribuição pública de água para monitorizar as perdas de água"
|27 Abr 2022 12:15
Inserido nas comemorações do Dia Mundial da Água, importa refletir e abordar, quer na generalidade, quer no âmbito dos SMAS VFX, alguns aspetos essenciais no que concerne à importância deste bem tão precioso.
É um dado, sobejamente, conhecido por todos, mas nunca é demais evidenciar que a água é fundamental para o planeta. Todos os seres vivos dependem da água! Assim, em primeiro lugar, há que salientar a grande preocupação com a sua escassez que decorre, entre outros fatores, do desperdício, da poluição, das alterações climatéricas e até mesmo do crescimento populacional. Com estes crescentes fatores, a água tornou-se um recurso natural esgotável. É, por conseguinte, dever de todos, repensar a forma como é tratada a água. Não a podemos considerar um bem adquirido, mas, saber que está ao nosso alcance é um direito que nos assiste. Caso não exista uma tomada de medidas preventivas, num futuro muito próximo surgirão dificuldades na obtenção de água potável. É nossa obrigação passar a mensagem do uso consciente e eficiente da água. Neste sentido, os SMAS VFX, durante este ano, irão instalar ZMC (zonas de medição e controlo) na rede de distribuição pública de água para monitorizar as perdas de água e ainda instalar válvulas redutoras de pressão com a finalidade de diminuir a probabilidade de ocorrência de roturas e consequentes perdas. De seguida, fazer um apelo à população: “Beba Água da Torneira”. Desde 2014 que os SMAS VFX têm vindo a receber o Selo de Qualidade de Água para Consumo Humano, atribuído pela Entidade Reguladora de Águas e Resíduos, ERSAR. Esta atribuição revela que a água da torneira é de total confiança, pronta a ser bebida. É devidamente controlada ao longo de toda a rede de abastecimento, desde o ponto inicial de captação até à torneira do consumidor final. Cumprindo os requisitos legais nacionais e internacionais, anualmente, são efetuadas mais de 9.000 análises laboratoriais. Assim, diariamente, são recolhidas amostras de água para análise. Estas análises são efetuadas pela equipa técnica dos SMAS VFX nos diversos pontos de amostragem, previamente estabelecidos, para serem representativos da totalidade de água distribuída por todo o Concelho, nas várias zonas de abastecimento. Podemos, por conseguinte, garantir, a qualidade da água dos SMAS VFX. Neste contexto, foram instalados 18 dispensadores de água para enchimento de garrafas em espaços públicos do Concelho. Os dispensadores possuem ativação do caudal de água através do pedal, permitindo aos que utilizam o espaço público encher os recipientes que trazem consigo com água da rede pública, fomentando, deste modo, a utilização da água da torneira como forma ambientalmente sustentável, saudável e económica de consumo. Em suma, não podemos banalizar o uso da água. A água é a fonte da vida e os SMAS VFX continuarão a manter o bem estar dos seus clientes, fornecendo uma água de excelência para consumo. (Este artigo faz parte da edição impressa de março do Valor Local no âmbito do Dia Mundial da Água. Os gestores das empresas do setor presentes na nossa região fizeram parte desta iniciativa lançada pelo Valor Local) |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|