Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
Imagem

Opinião Maria da Luz Rosinha: "Autárquicas 2017"

​O grande vencedor destas eleições autárquicas foi o Partido Socialista, que tendo embora perdido 15 câmaras, ganhou 26, entre elas algumas que nunca tinham mudado de força política desde o 25 de Abril.
21-11-2017 às 22:37
Imagem
No passado dia 1 de Outubro, Portugal foi a votos e os portugueses exerceram o seu dever de cidadania em maior número fazendo desse modo descer a abstenção, ao mesmo tempo que em termos genéricos se registaram menos votos brancos e menos votos nulos.

Interessante dar conta que há municípios em que a abstenção é muito reduzida por ex. Barrancos (menos de 20%) e depois outros em que na realidade ainda ultrapassa os 50%, o que continua a ser preocupante e merecedor de reflexão.

O grande vencedor destas eleições autárquicas foi o Partido Socialista, que tendo embora perdido 15 câmaras, ganhou 26 , entre elas algumas que nunca tinham mudado de força política desde o 25 de Abril.

Este magnífico resultado, que fez passar o partido socialista de 150 municípios para 165, (incluem-se as quatro vitórias dos movimentos independentes apoiados pelo partido socialista), atesta a avaliação positiva do trabalho socialista por parte das populações, ao mesmo tempo que teve também influência o bom desempenho do governo e do seu líder António Costa.

Contudo, um resultado que ultrapassa mais de metade das câmaras do continente e ilhas, bem assim como mais de um terço das freguesias, se constitui um objetivo superado, também constitui um aumento da responsabilidade em relação ao trabalho a fazer nos próximos quatro anos.
Os autarcas que agora viram ratificada a sua legitimidade pelo voto do povo irão honrar a confiança neles depositada e dar cumprimento aos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.
Acredito que é possível fazer muito trabalho, aproveitando todos os meios ao nosso alcance, quer a nível nacional, quer ao nível dos fundos comunitários.

Os municípios tem dado um excelente exemplo no que se refere à redução dos déficits, contribuindo de forma significativa para a redução do deficit público.
 
No mandato de 2017-2021 as autarquias vão ter pela frente a maior reforma da autonomia do poder local, refiro-me ao pacote da descentralização, que vai permitir logo que se encontre em vigor um claro reforço das competências das autarquias.
 
Da educação, à saúde, passando pela ação social, proteção civil, ordenamento do território, os municípios vão poder intervir de uma forma mais direta e próxima das populações, resolvendo assim de uma forma mais pronta as necessidades de quem lhes está mais próximo.

Mas não podemos esquecer as freguesias, que em alguns casos tem dimensão e população superior a muitos municípios. Torna-se necessário dotar as freguesias com mais meios e competências diretas, porque assim são as populações que ficarão a ganhar.



Pub
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Pub
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Hospital de Vila Franca de Xira renova acreditação internacional
Imagem
Maria Salomé Rafael reeleita Presidente da Direção da NERSANT
Imagem
Especial Fogos
​Incêndios que futuro?
Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV