Opinião Sandra Marcelino: "Celebramos, durante este mês, 48 anos de Liberdade e de Democracia"
"Ao nível do poder local, queremos e vamos Continuar a Avançar, em Liberdade e Democracia, honrando a nossa história, de mãos dadas com as Pessoas, construindo um Portugal melhor para as gerações atuais e vindouras"
|11 Maio 2022 10:48
Sílvia Agostinho A pandemia que assolou (e ainda assola, aparentemente, de forma mais ligeira) todo o Mundo, não possibilitou, em 2020 e 2021 (para nossa proteção coletiva), celebrar Abril da forma como desejaríamos.
Este ano, cumprindo as regras ainda em vigor - definidas pelas autoridades de saúde pública -, voltamos, felizmente, a poder sair: nas ruas, nas praças, nas avenidas em contacto franco, olhos nos olhos, mão na mão, como gostamos, com as nossas populações. Será assim no concelho de Vila Franca de Xira e por todo o País. Abril trouxe consigo um conjunto largo de instrumentos que se têm revelado fundamentais na nossa história mais recente, desde logo na defesa dos nossos direitos, liberdades e garantias. Enquanto atual Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira (mas, também, enquanto cidadã), considero que uma das maiores conquistas que Abril nos legou foi o Poder Local Democrático que, em dezembro, comemorará 46 Anos, data da realização, no nosso País, das primeiras eleições autárquicas democráticas, em 1976. O Partido Socialista, em que orgulhosamente milito e que voltou, há pouco mais de seis meses, a ter a confiança da população do concelho de Vila Franca de Xira, ao nível Municipal e das Freguesias, orgulha-se, desde então, de estar associado às grandes conquistas e marcas das Autarquias Locais. O reforço permanente da autonomia do Poder Local; a continuada delegação e descentralização de atribuições e competências para Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, assentes em políticas de desenvolvimento local e coesão territorial; a execução, pelas Autarquias Locais, de políticas sociais em áreas tão fulcrais como a saúde, educação, combate à pobreza e habitação, são exemplos claros do longo caminho já foi percorrido. Abril ensinou-nos (e ensina-nos, todos os dias) que temos de ter Confiança, que temos de ter Esperança, que temos de ter Ambição. São esses três fatores que nos permitem ter a consciência de que o trabalho autárquico nunca está concluído, que há sempre novos projetos, novas obras, novos sonhos que urgem concretizar e que comandam a nossa Vida. Assim, tal como o trabalho autárquico nunca está concluído, todos deveremos concordar que Abril, a Democracia, a Igualdade e a Liberdade são tarefas de exercício permanente, nunca por nunca concluídas. Ao nível do poder local, queremos e vamos Continuar a Avançar, em Liberdade e Democracia, honrando a nossa história, de mãos dadas com as Pessoas, construindo um Portugal melhor para as gerações atuais e vindouras. Isto é, isto será, Sempre, Celebrar Abril. Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira (Este artigo faz parte da edição de abril de 2022 em que convidámos quatro presidentes de assembleia municipal da nossa região a escrever sobre o 25 de abril) |
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares
Mercearia gourmet “Bocatta” chega a Arruda Obras nas piscinas do Cartaxo devem chegar a centenas de milhares de euros Cuidadora informal de Azambuja sofre na pele burocracia do Estado e não consegue apoios "Sala das Sensações" inaugurada na Escola Básica de Manique do Intendente Festas de São Pedro e da Cidade de Alverca de 25 a 29 de junho |