Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS


Pandemia condiciona comemorações do Dia da Cidade de Vila Franca

A elevação a cidade comemorou este ano 36 anos, numa cerimónia bastante comedida tendo em conta a pandemia
Miguel António Rodrigues
Corrigida às 17:02 de 29-06-2020
28-06-2020 às 21:41


Imagem
Vila Franca de Xira comemorou, este domingo, mais um ano de elevação a cidade. A cerimónia foi reservada tendo em conta as restrições a ajuntamentos por causa da pandemia e decorreu no auditório da Junta de Freguesia.

Esta foi uma cerimónia com um número de convidados reduzido, tendo estado presentes apenas os presidentes da Junta e Assembleia de Freguesia, João Rodrigues dos Santos, e Filipe Valente, respetivamente.
 Juntaram-se igualmente o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Assembleia Municipal, Alberto Mesquita, e Fernando Paulo Ferreira e os restantes membros do executivo da junta num ato apresentado por David Silva que foi de resto gravado e transmitido este domingo pelas redes sociais.

A cerimónia que devido às restrições não contou com público presente, atribuiu assim o habitual galardão de mérito cívico à Unidade de Saúde Familiar Terras de Cira (USF) representada por Sérgio Barros Cardoso.
João Rodrigues dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, destacou nesta comemoração dos 30 anos de elevação a cidade os principais símbolos vilafranquenses: a cultura local, nomeadamente, a tauromaquia, o rio Tejo, e as tradições  que foram de resto o foco da intervenção do autarca que agradeceu o trabalho dos profissionais da unidade de saúde familiar local no pico da pandemia e a resposta dada à população.

O autarca recordou os principais atrativos da cidade, com os seus museus e figuras ligadas à cultura e a outras áreas, desde a política à arte, referindo que apesar do passado e presente “Vila Franca é a cidade do futuro”. “É a cidade que sabe o que quer. É a cidade orientada para o turismo. É a cidade que adormece ao lado do Rio Tejo e acorda olhando para o Tejo e vislumbrando as lezírias”.
​
Sobre a cerimónia a CDU de Vila Franca de Xira lamentou que esta fosse realizada num espaço pequeno, tendo em conta a pandemia, recordando numa publicação no seu Facebook, que o Ateneu Artístico Vilafranquense seria uma boa solução.

Os comunistas enalteceram a escolha da Unidade de Saúde Familiar local, como a merecedora do galardão de mérito cívico, tendo esta força apresentado, ainda, como proposta dois vilafranquenses, nomeadamente António José Matos Oliveira, e Alice Lambuça para serem alvo igualmente de homenagem. Sugestão que lamentam não ter sido acatada pela junta de freguesia.
 
Alberto Mesquita apela ao deputado do PS Fernando Paulo para a conclusão dos nós de acesso à Auto Estrada do Norte
 
Neste dia em que o público não assistiu pela primeira vez às cerimónias evocativas, João Rodrigues dos Santos reforçou a qualidade de vida na cidade, com destaque para os espaços de lazer, mas também para o Hospital de Vila Franca de Xira que é “um dos melhores do país”.
Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, considerou que a cerimónia sem público “é invulgar e revela os tempos que passamos”, recordando que o município tem feito tudo para minimizar o impacto da pandemia.

Alberto Mesquita, aproveitou a presença do deputado e presidente da Assembleia Municipal Fernando Paulo Ferreira, para interceder na Assembleia da República por algumas questões que preocupam o executivo. Mesquita que referiu a importância do trabalho do deputado para a generalidade do país, considerou que Fernando Paulo Ferreira deveria ter um olhar para algumas questões do concelho de Vila Franca de Xira, como é o caso das acessibilidades. A abolição nas portagens da Auto Estrada do Norte “é uma situação importante que tem de ser complementada com outro tipo de obras como completar o nó dois em Vila Franca de Xira e os nós dos Caniços e Sobralinho”.
​
Alberto Mesquita disse aguardar por boas novas sobre esta matéria, garantindo que se assim for ficará “satisfeito com a intervenção” do deputado. Fernando Paulo Ferreira foi no mandato de 2013-2017 vice-presidente da Câmara, e nos mandatos ainda mais antigos, colega de vereação de Mesquita.

PUB
Imagem

Imagem
Imagem
LEIA AQUI





​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Jornalista italiano avisa que resíduos que vêm para os aterros portugueses são muito perigosos​

Cerco sanitário iminente para o bloco 6 da Quinta da Mina em Azambuja
​

​Mais 17 pessoas infetadas com Covid-19 na Quinta da Mina

Sobe para 91 o número de casos positivos no concelho de Azambuja
​

Mais de metade do bloco 6 da Quinta da Mina recusou-se a fazer teste da Covid-19 ​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS