Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Parlamento "Chumba" fim das portagens em Alverca

A iniciativa foi do Movimento de Utentes que juntou cerca de 5000 assinaturas
Miguel António Rodrigues
​25-01-2019 às 21:32
Imagem
Foi chumbada, esta sexta-feira, na Assembleia da República a proposta para o fim das portagem em Alverca do Ribatejo. A ideia é defendida há largos anos pelos movimentos cívicos de Vila Franca de Xira e pelo PCP. Nos últimos anos, PSD e PS começaram a apoiar esta iniciativa a bem da coesão territorial do concelho.

Com o fim das portagens à entrada de Lisboa na A1, o concelho de Vila Franca de Xira passou a protagonista sempre que se entra ou sai na auto-estrada. Com efeito, com as portagens de Alverca, o concelho de Vila Franca de Xira, passou a ter um troço grátis, entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca, e um troço pago, desta feita entre Alverca e Castanheira do Ribatejo que recentemente ganhou um nó de acesso para beneficiar a Plataforma Logística criada no tempo de José Sócrates.

Nos anos 90, e depois de vários protestos junto do Governo, o presidente da Câmara de então, Daniel Branco (CDU), também à época presidente da Área Metropolitana de Lisboa, conseguiu convencer os governantes a manter o troço grátis. Na agenda dos partidos políticos locais, o próximo passo seria a  abolição também das portagens de Alverca e mais tarde de Vila Franca, de modo a criar um corredor no concelho de circulação gratuita. Nos últimos anos, as comissões de utentes têm vindo a defender o fim das portagens às quais se juntaram, entretanto, os restantes partidos.

A proposta apresentada pelo movimento de utentes, que recolheu cerca de cinco mil assinaturas, subiu hoje a plenário, mas o CDS, PS e PSD optaram por não a viabilizar. PS e CDS votaram contra, PSD absteve-se.

O resultado não foi o esperado e o PCP já reagiu em comunicado lembrando que só recentemente é que o PS e o PSD (que gerem atualmente a Câmara de Vila Franca de Xira), juntaram-se a este movimento a favor da abolição das portagens.


“Verificamos agora que a referida proposta na AR foi 'chumbada' com os votos contra do CDS e do PS e a abstenção do PSD, demonstrando a verdadeira face destes partidos. Localmente dizem‐se ao lado das populações, na Assembleia da República estão contra as suas justas reivindicações”, diz o PCP em comunicado.
​

Também o PSD já reagiu em comunicado. Os social-democratas de Vila Franca de Xira lembram a necessidade de desviar o trânsito da Estrada Nacional 10, e  como tal esta iniciativa hoje chumbada não é tudo, e lembram os velhos projetos previstos para o concelho de Vila Franca de Xira.

“O PSD exige que, para além da necessária melhoria nos transportes públicos, sejam cumpridas as obras previstas há vários anos como os 'nós' de acesso no Sobralinho e Caniços, a construção das variantes a Alverca e Vila Franca de Xira e a ligação da Póvoa de Santa Iria ao IC2”.


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 

​Alenquer: Pecuárias Berbelita e Valinho continuam na impunidade total

Câmara de Azambuja à procura do Santo Graal no alto do concelho

O longo impasse do Viaduto dos Caniços


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Azambuja volta a recuperar o projeto do canil municipal
Imagem
Finalmente acordo assinado para as obras na Nacional 3 entre Azambuja e Carregado
Imagem
Obras na Ponte Dona Amélia com início em 2020
Imagem
Samorense Gonçalo Roque nas nuvens com vitória no Got Talent da Polónia

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV