Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS


Parque de Contentores instala-se no Carregado e sobressalta comunidade

Green Iberica acusada ocupar antigas instalações da  PERI à revelia da legalidade e sem licenciamento camarário
Sílvia Agostinho
30-06-2020 às 10:38


Imagem
A população da Barrada, no Carregado, está contra a recente instalação de um parque de contentores no local onde funcionou a antiga “Portugal, Cofragem, Andaime, Engenharia” (PERI) . O tráfego de camiões é intenso e está a afetar ainda mais a qualidade de vida daquele núcleo urbano. Em comunicado a associação de pais local pede intervenção ao município para que faça cessar aquela atividade, que ao que tudo indica será ilegal, porquanto não foi licenciada e está em zona de reserva agrícola, de acordo com o presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado.

Este parque está descrito como sendo um porto para dar resposta ao hinterland (porto) de Lisboa, como substituição do parque de contentores da Bobadela, apresentando-se  junto das empresas que estão a fazer o transporte destes contentores marítimos, pela denominação de ALB Carregado. Este mesmo porto tem uma área total de 55000.00m², e tem uma capacidade de cerca de 40000.00 TEU (twenty-foot equivalent unit) com um horário de funcionamento já definido. Recorde-se que chegou a estar em cima da mesa a possibilidade de este parque transitar da Bobadela para a freguesia vizinha de Castanheira do Ribatejo, solução que mereceu um voto de rejeição do município de Vila Franca.

Já o município de Alenquer parece ter sido apanhado de surpresa com estas movimentações. Pedro Folgado, presidente da Câmara, deu conta na última assembleia municipal do histórico daquele espaço, bem como das diligências que a Câmara está a mover no sentido do encerramento daquela atividade no Carregado.

O autarca disse que questionou a PERI sobre o que se estava a passar, que respondeu que já não estava a ocupar aquele espaço por força da cessação do contrato. De imediato, a Câmara diligenciou duas contraordenações (uma pela utilização do edifício e estaleiro de contentores sem licenciamento e outra por violação do PDM)  junto do proprietário, neste caso, a família Pinto Barreiros, cujo advogado alegou existir uma autorização de utilização por parte da PERI, que terá beneficiado, nos últimos anos, de um RERAE emitido pela autarquia, ou seja estamos a falar de um regime excecional de regularização de atividade, mas que cessa com o abandono daquelas instalações no Carregado, não tendo caráter transmissível para a empresa que agora se instalou no local.

“Se a atividade fosse igual à da PERI ainda podíamos pensar que poderia existir continuidade, mas o seu âmbito é diferente, porque estamos a falar, neste caso, de armazenamento de contentores, no fundo um estaleiro, pelo que segundo o que pudemos apurar a atividade é ilegal e não pode ali continuar a ser exercida”.  O município está a pressionar a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) para que atue e encerre as instalações.

Numa das últimas assembleias municipais, o presidente da União de Freguesias Carregado-Cadafais, José Martins também expressou a sua preocupação com o estado de coisas, e a bancada do PS apresentou uma recomendação no sentido do encerramento da atividade que prejudica os moradores da Barrada, afeta a nível do impacto visual e de ruído bem como no que respeita ao próprio marketing territorial da freguesia. Esta é uma situação que se pode agudizar ainda mais na retoma das aulas em setembro próximo, devido à proximidade da escola da Barrada.
 
Em comunicado, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas do Carregado expressa a sua preocupação e inquietude face à nova realidade, até porque coloca-se a questão da segurança dos alunos e da salubridade de todos e exige medidas junto da Câmara . A escola da Barrada tem diariamente nas suas instalações cerca de 900 crianças do primeiro ciclo bem como a restante comunidade escolar (assistentes operacionais, assistentes técnicos, demais técnicos e Professores). O Valor Local contactou a Green Iberica que gere o parque de contentores local no sentido de responder à questão da legalidade de sua atividade mais não obtivemos resposta.

Em comunicado, a Câmara de Alenquer reforça que nunca deu autorização para a instalação desta atividade, tendo sido apenas sondada informalmente mas que não deu qualquer aval ou consentimento para que esta empresa se instalasse no local.
                                                                                           PUB
Imagem

Imagem
Imagem
LEIA AQUI





​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Jornalista italiano avisa que resíduos que vêm para os aterros portugueses são muito perigosos​

Cerco sanitário iminente para o bloco 6 da Quinta da Mina em Azambuja
​

​Mais 17 pessoas infetadas com Covid-19 na Quinta da Mina

Sobe para 91 o número de casos positivos no concelho de Azambuja
​

Mais de metade do bloco 6 da Quinta da Mina recusou-se a fazer teste da Covid-19 ​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS