Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV


Partido "Chega" já está em Benavente e aborda problemática com a comunidade cigana

Pedro Soares, que é também munícipe, referiu que a maioria CDU tem evitado olhar de frente para este problema e a oposição também não ajuda
Sílvia Agostinho
11-08-2020 às 16:55
Imagem


Um elemento do partido “Chega” foi à reunião de Câmara de Benavente queixar-se das atitudes e comportamentos da população de etnia cigana que vive no concelho. Pedro Soares, que é também munícipe, referiu que a maioria CDU tem evitado olhar de frente para este problema e a oposição também não ajuda. Recorde-se que no final de junho, Paulo Rebocho, proprietário de um estabelecimento comercial foi agredido por um grupo de cidadãos daquela etnia. Mas há mais queixas um pouco por toda a freguesia. O clima de insegurança e revolta da população motivou até uma reunião da junta de Benavente com os moradores e forças de segurança para avaliar medidas futuras.

Carlos Coutinho compreende os anseios da população mas recordou que na origem do mal estar estão cidadãos que vieram viver recentemente para o concelho e que não fizeram um esforço no sentido da integração.

Segundo o autarca há indivíduos daquela etnia que estão integrados e que cumprem minimamente com os requisitos de convivência em sociedade. Segundo apurámos estes novos elementos de etnia que vivem há menos tempo neste concelho, e residem há vários anos na Azinhaga do Contador em terrenos municipais. O presidente da Câmara lembrou que em 20 anos, o concelho perdeu 15 elementos das forças de segurança, e essa realidade não se compadece com o aumento populacional registado nos últimos anos. Coutinho referiu que em conjunto com a presidente de junta tem-se reunido com o comando distrital de segurança da GNR.

“Em democracia, as minorias não se podem sobrepor às maiorias, mas não sou racista nem xenófobo”, assegurou ressalvando que não está nos seus planos “expulsar” os elementos de etnia que possam ser considerados mais problemáticos, dado que a situação em causa é da alçada das forças de segurança, e a solução está a ser avaliada.

Pedro Soares elevou o tom queixando-se do clima de terror que se vive no concelho com “pessoas a serem ameaçadas no supermercado” sem poderem “fazer a sua vida normal”. Aludiu ao facto de as pessoas daquela etnia por norma não pagarem as rendas municipais pois muitas delas estão alojadas em casas da Câmara.

O vereador do Partido Socialista, Pedro Pereira, também se juntou à discussão e lembrou que “a comunidade cigana que agrediu o dono do café se gabou de estar em terrenos da Câmara”, que na sua opinião está a sacudir a “água do capote” neste momento de tensão entre a população e os membros da etnia em causa, “sobretudo quando corre por aí a informação de que a Câmara paga a água e a luz daquelas pessoas”.

​Pedro Pereira quis saber que acompanhamento é levado a cabo pelos serviços de ação social do município, “porque não basta distribuir os ciganos pelos contentores”, e questionou-se ainda por que motivo numa reunião destinada a falar dos problemas da comunidade cigana com os moradores, não estava presente nenhum membro daquela etnia e ilustrou com o caso do município de Vila Franca que mitigou os conflitos entre aquela comunidade e a população “criando um sentimento de responsabilidade pelos seus atos junto dos ciganos, com a indicação de líderes dentro das próprias comunidades” o que acabou por dirimir comportamentos mais problemáticos.

Carlos Coutinho referiu que os ciganos apoiados pelo município têm de cumprir obrigações específicas caso contrário não teriam acesso a benefícios, e remeteu para mais tarde novidades sobre este assunto logo que se reúna de novo com a GNR distrital. 

Imagem
Imagem
LEIA AQUI





​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Gostaria de saber que "obrigações" são essas e quais são os "benefícios? 
Paulo Freire
Samora Correia
28/08/2020 17:59

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider

Notícias Mais Populares

Azambuja: 375 quilos de droga apreendidos na zona logística

Arruda dos Vinhos: A terra para onde todos querem ir morar

Por Linhas Direitas- Opinião António Jorge Lopes
"Acredita que as galinhas são violadas por
galos"


Bolina está de abalada para Lisboa e Câmara de Azambuja diz-se ignorante da situação

Permanecem no alto de Vila Nova da Rainha os entulhos despejados por uma empresa de Benavente



​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV