Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Paulo Franco, vereador das atividades económicas:
Comerciantes de Alenquer fizeram perto de um milhão de euros em negócio no Natal

O dobro da adesão na iniciativa "Alenquer+ Natal é no Comércio Tradicional"
Sílvia Agostinho
30-01-2019 às 12:04
Imagem
O responsável autárquico faz um balanço positivo de mais um concurso de compras nas lojas do concelho. Este ano com o dobro da adesão dos lojistas. O empreendedorismo e as exportações das empresas é outro dos temas abordados.

Através do programa de fomento do empreendedorismo do município de Alenquer, que tem sido possível ajudar “mais as empresas do concelho na captação de investimento e nas exportações”, de acordo com o vereador das atividades económicas, Paulo Franco, em entrevista ao Valor Local. Neste domínio destaca um protocolo de cooperação efetivado com o município chinês de Qingtian e com a Liga de Chineses em Portugal através do setor do vinho, e em breve para o setor das carnes através da exportação. A Câmara de Alenquer está também a estabelecer parcerias com o Senegal, uma economia emergente em território africano, “e que está a apostar muito na área da construção, sendo esta uma alternativa importante para uma parte do tecido empresarial do concelho”. O município e várias empresas do concelho vão participar este ano numa feira na capital do país, Dakar.

Ainda neste capítulo do empreendedorismo, o município continua a dar seguimento a este conceito junto das escolas, que já tem caráter obrigatório, e faz parte do plano curricular. “Embora a nossa prioridade não seja ‘fabricar’ empresários, apenas transmitir aos alunos conhecimento caso um dia mais tarde possam querer implementar o seu próprio negócio, ou criar o seu emprego. Fomentar a criatividade e o esforço”. “Queremos criar uma cultura do empreendedor”, refere Paulo Franco.

A incubadora de empresas é outro dos projetos, sendo que neste momento são nove os negócios implantados, tendo sido firmada uma parceria com o Centro de Empreendedorismo e Inovação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Funciona na sala de imprensa do Pavilhão Municipal de Alenquer. Quatro empresas estão fisicamente no local. As restantes “em modo virtual” usufruem de serviços da Câmara como domiciliação de morada, sala para reuniões, serviço de correspondência empresarial, e mentoria por parte do ISCTE.” A incubadora poderá receber mais empresas no espaço em ambiente co-work. O valor da renda é simbólico. Cerca de 50 euros mensais. Alguns projetos fora do concelho aproveitaram esta oportunidade. Em breve vão-se instalar dois novos projetos, relacionados com o desenvolvimento de rotas turísticas do vinho. Saíram vencedores no concurso “Wine Discoveries” no âmbito da “Cidade Europeia do Vinho”. 

Obras no mercado municipal vão arrancar

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) foi apresentada uma candidatura para a requalificação daquele equipamento num total de 423 mil euros com 85 por cento de financiamento comunitário. A candidatura foi apresentada em finais de 2018, sendo uma ação do PEDU para Alenquer aprovado em 2015. Aguarda por luz verde da CCDR-Centro. “Não só queremos reabilitar como revitalizar”, refere. O estado em que se encontra o mercado há muito que é um problema para quem faz negócio no local. O telhado está muito degradado, as condições são precárias, por isso a obra há muito que é urgente.

Cartão Vantagem Tradicional

Foi lançado no mandato passado, o cartão que permite a quem fizer compras no comércio tradicional de Alenquer usufruir de descontos. Paulo Franco faz um balanço positivo e adianta que cerca de 100 lojas aderiram a esta ferramenta, “que facilita a fidelização entre clientes e lojistas”. Este ano, e no âmbito do concurso “Alenquer + Natal é no Comércio Tradicional” que compreende o sorteio de vouchers de compras, viagens através de uma agência local, e um automóvel através de um concessionário do concelho, participaram 149 lojas (o dobro em comparação com edições anteriores) num total de 72 mil 132 senhas. “Cada senha corresponde a 10 euros em compras, logo podemos inferir que as pessoas fizeram compras no valor de 721 mil euros durante o período de Natal no comércio do concelho”. Esta realidade é sintomática, nas palavras do vereador, “de que as pessoas e os comerciantes já estão à espera desta oportunidade proporcionada por esta nossa iniciativa”. O automóvel foi para uma munícipe de Olhalvo, através de uma compra naquela freguesia.
​


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 

​Alenquer: Pecuárias Berbelita e Valinho continuam na impunidade total

Câmara de Azambuja à procura do Santo Graal no alto do concelho

O longo impasse do Viaduto dos Caniços


Comentários

Seria interessante que o jornal pedisse também à CM Azambuja o resultado da iniciativa feita no Natal, para se perceber quais os resultados para o nosso comércio tradicional. Iniciativas são sempre bem vindas mas temos de as avaliar... também em função do investimento feito.

Paulo Louro
Azambuja
 30/01/2019 13:00

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Azambuja volta a recuperar o projeto do canil municipal
Imagem
Finalmente acordo assinado para as obras na Nacional 3 entre Azambuja e Carregado
Imagem
Obras na Ponte Dona Amélia com início em 2020
Imagem
Samorense Gonçalo Roque nas nuvens com vitória no Got Talent da Polónia

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS