Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Numa iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha Portuguesa
Pera Rocha é tema de exposição solidária no Cadaval

Com trabalhos da autoria de Hugo Tavares e Miguel Tiago
13-10-2017 às 11:37
Imagem
“A Rocha que virou pera” é o título da exposição fotográfica solidária, patente até 28 outubro na Biblioteca Municipal do Cadaval, com trabalhos da autoria de Hugo Tavares e Miguel Tiago, passíveis de ser adquiridos. Trata-se de uma iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha, a reverter, integralmente, para o respetivo trabalho social. 
 
Perto de 60 trabalhos em fotografia (do total das 70 fotos constituintes do espólio) estão expostos nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval, abordando o tema da agricultura, mais precisamente a cultura da pera Rocha, ex-libris da economia local.
 
A autoria das imagens pertence à dupla “Rephlexus”, constituída por Hugo Tavares e Miguel Tiago, num desafio, lançado pela Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha Portuguesa, de retratarem, através da objetiva, a pera Rocha e toda a dinâmica socioeconómica em torno do icónico fruto, designadamente no concelho do Cadaval, mas também no Bombarral, que foi outro dos concelhos fotografados, para além de Torres Vedras (Maxial).
 
Na abertura da mostra, ocorrida no passado dia cinco de outubro, João Filipe Reis, presidente da CVP Cadaval, agradeceu a presença do público e o permanente apoio da Câmara Municipal, ali representada pelo vereador Ricardo Pinteus. "Sempre que temos iniciativas, a Câmara disponibiliza espaços e dá o apoio possível, e portanto tem sido um parceiro fundamental", salientou, referindo ainda os protocolos firmados entre as duas entidades.
 
O dirigente da delegação mostrou-se também agradecido à Biblioteca Municipal, representada por Tânia Camilo, bem como aos voluntários da CVP Cadaval, onde se incluem os respetivos diretores que, segundo João Reis, "estão sempre na primeira linha do voluntariado".
  
A CVP Cadaval mostrou-se igualmente reconhecida às cooperativas e centrais fruteiras que se juntaram ao projeto, disponibilizando fruta para a exposição. "Entendemos que era importante mostrar o produto final", explicou João Reis, na ocasião, deixando assim agradecimentos às entidades: Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, Frutus – Estação Fruteira de Montejunto, a CPF – Centro de Produção e Comercialização Hortofrutícola, Cooperativa Agrícola do Bombarral e Central de Frutas do Painho. Agradeceu ainda à Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, pela disponibilização de dados históricos acerca da pera Rocha.
 
"Finalmente, mas naturalmente com destaque especial, agradeço aos fotógrafos Hugo Tavares e Miguel Tiago, que foram os mentores deste projeto, em conjunto com o Cláudio Neves", afirmou.
 
O dirigente da CVP Cadaval explicou ainda que este projeto visa ajudar a delegação, através da venda das fotos, seja em formato físico seja em formato digital. 
 
Condições para aquisição das fotos expostas
 
As fotografias em exposição, no tamanho em que estão expostas, custam 15 euros, cada uma. "Quem a comprar, tem também direito ao formato digital, numa fotografia de alta resolução para utilizar como entender", esclareceu. "Temos à venda as mesmas fotografias só em formato digital, apenas por três euros cada, que enviamos por e-mail a quem quiser comprar, e temos ainda o pacote das 70 fotografias em formato digital, por 50 euros", concluiu.
 
Ricardo Pinteus, vereador municipal, considerou "muito pertinente" o facto de a exposição acontecer no concelho do Cadaval. "Somos o maior produtor nacional de pera Rocha, temos a maior fruteira cooperativa do país e, além disso, ainda temos mais duas centrais fruteiras", justificou.
 
"Queria fazer aqui um agradecimento especial à CVP e a toda a sua equipa, não só por esta exposição mas por todo o trabalho cultural que têm feito no nosso concelho, ajudando a enriquecer a cultura local»".
 
Cláudio Neves, vice-presidente da delegação e responsável pela área dos eventos, destacou a importância do trabalho em equipa na organização das iniciativas. "Para ajudar os mais necessitados, precisamos de fundos, e procuramos sempre inventar novos eventos, coisas que possam realmente trazer algo de interessante também para o concelho, que façam as pessoas sair de casa e tirar um pouco do seu tempo para ajudar e, com isso, levarem também algo consigo", explicou.
 
"À conversa com o Hugo Tavares, lembrámo-nos de retratar a pera Rocha, um produto da nossa região, que merece todo o destaque que nós lhe queremos dar com esta exposição", disse. Elogiou, ainda, o apoio concedido pela dupla de fotógrafos em prol da instituição, "fazendo o que tão bem sabem fazer".
 
 
Grupo Rephlexus: Fotografia com fins beneméritos
 
Hugo Tavares explicou aos presentes a origem do grupo “Rephlexus”, criado há dois anos por dois amigos amantes de fotografia. "O que fazemos, por gosto e vocação, é identificar instituições e apresentar-lhes projetos, que passam sempre pela fotografia", afirmou. O fotógrafo explicou que, com base nessa recolha fotográfica, são realizados eventos beneméritos (exposições, livros, etc.) de apoio a essas instituições.
 
Hugo Tavares agradeceu à delegação cadavalense da CVP pela iniciativa, expressando "honra e orgulh" por poderem participar neste projeto. "De certa forma, sentimo-lo sempre como um pouco do nosso contributo para uma instituição que muito tem feito de apoio social em áreas onde, muitas vezes, o Estado não consegue chegar", concluiu.
 
Miguel Tiago quis também agradecer a oportunidade de participar neste trabalho, por lhes ter permitido aprender acerca da dinâmica local da pera rocha. O autor salientou ainda a importância das pessoas que os acompanharam e que prestaram o necessário apoio.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Grupo Desportivo de Azambuja salienta novidades para a nova época desportiva
Imagem
Novo presidente dos bombeiros de Alcoentre: António Loureiro determinado em obter mais apoios para a associação 
Imagem
Pós-eleições: Câmara de Vila Franca volta a divulgar painéis sobre obras no concelho

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS