Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Pintura de ciclovias suspensa na Urbanização da Quinta da Piedade na Póvoa de Santa Iria

Cerca de 500 moradores da Póvoa de Santa Iria, mais propriamente da Urbanização da Quinta da Piedade, já assinaram uma petição onde pedem a anulação da decisão da pintura de ciclovias naquela zona da cidade. 
Miguel António Rodrigues
​21-09-2018 às 21:33
Imagem
Cerca de 500 moradores da Póvoa de Santa Iria, mais propriamente da Urbanização da Quinta da Piedade, já assinaram uma petição onde pedem a anulação da decisão da pintura de ciclovias naquela zona da cidade.

O assunto foi novamente a reunião de Câmara, através do vereador da CDU, Nuno Libório, e tem por base a crescente contestação dos moradores face à pintura de ciclovias e à ausência de lugares de estacionamento naquela parte da cidade.

O vereador da oposição disse ser urgente o diálogo com os subscritores do abaixo-assinado, bem como a promoção de um estudo levado a cabo pela autarquia para a criação de mais bolsas de estacionamento.
​
Alberto Mesquita, presidente da Câmara, por seu lado, já informou que as pinturas de mais troços de ciclovia estão suspensas. O autarca referiu, na última reunião do executivo, onde estiveram presentes alguns dos moradores, que já tentou a marcação da reunião com a primeira subscritora da petição, contudo por motivos de agenda deixou-se para mais tarde esse encontro.

​Ainda assim, em conversa com os serviços deu instruções para suspender as pinturas daquele troço da ciclovia, no sentido de uma reflexão mais profunda sobre o assunto.

Para Alberto Mesquita, as reivindicações dos munícipes são importantes e legítimas, mas no seu entender as ciclovias não subtraíram lugares de estacionamento porque eles não existiam. Os moradores por força de não existir lugares de estacionamento acabavam por deixar os veículos de forma ilegal nos locais, onde nasceram as ciclovias.

O autarca destaca, por outro lado, que no início dos anos 90 quando a Urbanização da Quinta da Piedade foi construída “não teve em linha de conta a necessidade e uma visão de futuro face ao estacionamento”.

O número de viaturas tem vindo a aumentar por agregado familiar, e esse aumento, segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, não foi tido em conta neste tipo de urbanizações, sendo que só na Quinta da Piedade, residem mais de 20 mil pessoas.

Por outro lado, o autarca refere que no PDM, as questões do estacionamento estão devidamente acauteladas, contudo fala da necessidade de um equilíbrio, porque pode colocar-se em causa, por um lado, a circulação no bairro, por outro o fomento de algumas atividades económicas.

Alberto Mesquita diz que a autarquia tem vindo, a “aumentar as bolsas de estacionamento”, nomeadamente, na zona das muralhas da Quinta da Piedade, perto da área em causa, e na Avenida Ernesto Solvay, “para não falar noutras zonas mais afastadas”, reforçando que no mandato anterior “criámos mais de 600 lugares de estacionamento na Póvoa de Santa Iria”.
​
O autarca destaca que, nesta altura, está a estudar com o vice-presidente da Câmara, António Oliveira, e com o presidente da junta local, Jorge Ribeiro, “a criação de mais algumas bolsas de estacionamento”. “Mesmo que venham a ser poucas, podem minimizar o problema”.

Contudo o autarca salienta a existência da falta de espaços para a criação destas bolsas. Para Alberto Mesquita “como esta é uma urbanização muito densa e com pouco espaço, este problema só se resolverá à custa dos espaços verdes”. “Não há milagres”, sentenciou.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​
​Comandante da GNR de Aveiras de Cima suspenso

Já no tempo dos Romanos, Vila Franca de Xira fazia parte da principal autoestrada

Samorense é agora artista acrobata e viaja pelo mundo fora: A incrível vida de Gonçalo Roque

Top Ten fecha ao fim de 39 anos

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo)Entrevista Presidente SMAS de Vila Franca de Xira: António Oliveira apresenta investimentos para o futuro

Imagem
Azambuja inspira-se no parque biológico de Gaia para os viveiros da Guarita
Imagem
Dois pilares da Ponte D. Amélia gritam por obras urgentes
Imagem
Câmara do Cartaxo contraria relatório do Conselho de Finanças Públicas que coloca município em rutura financeira

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS