Plataforma Logística da Castanheira quase a receber a primeira empresa
Lançada a primeira pedra pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates em 2008, prometia empresas e emprego para a região
Miguel António Rodrigues
30-12-2015 às 17:18 Ao fim de quase oito anos, a Plataforma Logística Lisboa – Norte em Castanheira do Ribatejo, poderá vir a receber a primeira empresa. O Valor Local sabe que essa é uma questão premente para o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que não quis ser demasiadamente otimista quanto a esta possibilidade.
O autarca diz ter a “convicção plena de que a plataforma logística é o futuro em termos económicos de todo o nosso concelho”; e anuncia que nos últimos tempos têm-se feito notar pedidos que vão no sentido da criação de “algumas expectativas de instalação de empresas na plataforma logística”. Alberto Mesquita que reconhece a importância daquele espaço para a economia local, diz ter a noção de que “falta o clique para a primeira empresa ali se instalar”. “Depois tudo vem por acréscimo”. Tem existido, por isso, um cuidado moderado sobre esta questão, já que o autarca acredita que poderá estar para muito em breve o “clique” a que se refere. Lançada a primeira pedra pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates em 2008, a plataforma logística prometia empresas e emprego para a região. Tendo em conta a sua localização, foram feitos vários investimentos em acessibilidades, tais como a modernização da estação da CP, que fica paredes meias com aquela plataforma, e a construção de um nó de autoestrada entre outros investimentos que ao todo ultrapassaram os 265 milhões de euros, sendo que os acessos foram pagos na íntegra pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A plataforma prometia cerca de 17 mil 500 empregos, mas até aos dias de hoje, nem um emprego vingou naquela unidade. O espaço foi inaugurado por Sócrates, e Mário Lino, à época ministro das obras públicas a 11 de março de 2011.
|
Câmara de Azambuja compra duas carrinhas para transporte escolar
Santa Casa da Misericórdia de Azambuja à espera de dar gás a vários projetos Alenquer promove aulas de Hipoterapia Gabinete de Apoio ao Empresário, em Azambuja, já está de portas abertas Desporto no concelho: Salvaterra aprova empréstimo de 437 mil euros |