Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Presidente da Câmara do Cartaxo anuncia novidades para a Educação no concelho

Centro Escolar de Pontével no topo das prioridades

22-09-2015 às 18:45
Imagem
Pedro Ribeiro, no âmbito da receção à comunidade escolar, anunciou algumas novidades para o setor da Educação. O autarca referiu que para a Câmara “a primeira prioridade para os fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio, no âmbito do Portugal 2020, é a construção do Centro Escolar de Pontével, um investimento de mais de 1 milhão e 200 mil euros”, que Pedro  Ribeiro afirma ir responder a uma necessidade “do território mais a sul do concelho – de localidades como Pontével, Vale da Pinta, Vale da Pedra, Ereira e Lapa”. 

O autarca, que é presidente do Conselho Geral do Agrupamento D. Sancho I e elemento do Conselho Geral do Agrupamento Marcelino Mesquita, destacou o trabalho de “planeamento estratégico desenvolvido pelos conselhos gerais, onde se trabalha muito, com muita participação, na procura de soluções a problemas, muitas vezes, complexos”.

O autarca anunciou ainda  duas iniciativas que visam promover “a dimensão humana da escola, a partir da participação e do envolvimento das crianças e dos adolescentes, na vida da comunidade escolar e da comunidade local”: O "Orçamento Participativo Escolar" e o "Programa Teatro na Escola”.

O Orçamento Participativo Escolar vai ser promovido desde o 1.º ciclo e será aberto a projetos que possam ser replicados – se ganhadores –, em todos os restantes estabelecimentos “promovendo a competição sadia, mas também os valores ligados à partilha e à ideia de que todos podem ganhar se os projetos forem pensados em prol de uma necessidade comum”.

O Programa Teatro na Escola “quer afirmar-se como um espaço comum para alunos, pais, professores e técnicos” e foi escolhido pela autarquia por ser “uma tradição no concelho, mostrar-se capaz de promover a socialização e por ser uma expressão que integra muitas outras expressões artísticas – da música à pintura, das artes plásticas, aos ofícios, todos têm lugar no palco, ou nos bastidores e todas são igualmente essenciais ao resultados final”, explicou o presidente da Câmara.

Agrupamento D.Sancho I melhorou resultados e tem como objetivo continuar este percurso

Luís Bruno Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, presente na cerimónia, agradeceu o esforço de docentes, pais, assistentes e técnicos operacionais, assim como dos elementos da direção do agrupamento, dos autarcas da Câmara e das freguesias, que “acreditaram sempre e cujo trabalho permitiu resgatar o agrupamento da situação em que se encontrava, quer a nível de resultados, quer da autoestima coletiva”.

No que se refere aos resultados, Luís Bruno Lourenço, lembrou que “no 3.º ciclo, os resultados dos alunos que obtiveram aproveitamento nas provas nacionais, ultrapassaram a média nacional”. O diretor do agrupamento apelou a “uma política de concertação concelhia para a educação” assim como “à união dos professores na defesa da escola pública”.

Agrupamento Marcelino Mesquita apresentou balanço do último ano letivo e novidades para o que agora se inicia

Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino no ano letivo anterior, com um vídeo produzido pelo Gabinete de Comunicação da Escola Secundária, que convidou alunos, professores e representantes de instituições a darem as boas-vindas a mais um ano de aulas.

O diretor destacou, no passado ano letivo, o reconhecimento que o agrupamento obteve do Ministério da Educação e Ciência, e que o premiou quer pelos resultados obtidos pelos alunos, quer pela redução da taxa de abandono escolar. As obras de conservação e os melhoramentos nos estabelecimentos de ensino do agrupamento foram também destacados – entre eles a retirada de placas de amianto e o novo pavimento do ginásio, na Escola Secundária, ou as obras nas escolas básicas José Tagarro e N.º 3, no Cartaxo e N.º1 de Vila Chã de Ourique, que contaram com o apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia e encarregados de educação. Jorge Tavares agradeceu à Câmara Municipal e à DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, “a solução de um problema com muitos anos, a falta de assistentes operacionais”.



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Câmara de Alenquer prepara-se para nova lei de faturação dos resíduos sólidos urbanos

Refeições escolares da CIMLT vão novamente para empresa que tem estado debaixo de fogo nos últimos anos

Arruda inaugura Gabinete de Inserção Profissional

Vale do Paraíso recebe mais uma edição da “Paraísabor”

Corrida às Cores de Azambuja terminou com roubo de bebidas no valor de 425 euros


Imagem


Comentários

Ainda não há novidades ...

    A sua opinião conta:

Submeter

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS