Primavera de Livros prossegue no Cadaval
Diversas atividades até ao fim do mês
22-04-2016 às 16:15
No âmbito da "Primavera de Livros", a Biblioteca Municipal do Cadaval recebe, a 23 de abril – Dia do Livro, das Bibliotecas e dos Direitos de Autor, pelas 15h, a apresentação do livro “Quando os ciprestes davam Laranjas”, de Jorge Romão, que partilha, desta forma, as suas memórias da sua terra de origem, o Painho (Cadaval), nas décadas de 60 e 70.
Licenciado em filosofia, passou a infância no campo, onde aprendeu a semear, pisou uvas, e até guardou rebanhos, tendo inclusive dançado no rancho folclórico local. Trabalha na Administração Pública, na área da intervenção social, e é autor de uma coleção de peças escultóricas. Fernanda Botelho inspira prémio literário Nesse mesmo dia, cerca das 15h30, a biblioteca fará a apresentação do Prémio Literário Fernanda Botelho, concurso organizado pela Câmara Municipal do Cadaval em colaboração com a Associação Gritos da Minha Dança, associação promotora da memória literária e cultural da escritora, que passou os seus últimos idas na Vermelha (Cadaval). Estarão presentes algumas das personalidades convidadas a integrar o júri do concurso, nomeadamente Daniel Sampaio, Fernanda Branco, Paula Morão e Isabel Pereira (escritora cadavalense). Meia hora depois, está prevista a inauguração de uma exposição intimista dedicada à escritora Fernanda Botelho. Fernanda Botelho era parente afastada do escritor Camilo Castelo Branco, estudou Filologia Clássica , vindo a ocupar a direção do departamento belga de turismo em Lisboa, entre 1973 e 1983. Foi cofundadora da revista Távola Redonda, tendo ainda colaborado noutras publicações periódicas. Em termos literários, fez a sua estreia com o livro Coordenadas Líricas (1951). A escritora viveu os seus últimos anos na aldeia da Vermelha, numa casa de família e onde, futuramente, se localizará a casa-museu em sua homenagem. «Arribalé!», um espetáculo para as famílias Dia 25, pelas 15h00, enquadrado também no cartaz do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal promove o Espetáculo “Arribalé!” – dinamização de leitura com o cantautor Miguel Horta. “Arribalé!” é um espetáculo de narração oral em torno do mar, suas criaturas e gentes. «Das pragas do Algarve aos poemas, passando pelos contos e pequenas canções, tudo faz parte desta apresentação, que tem como pano de fundo um conjunto de ilustrações do autor», refere a sinopse da iniciativa. Trata-se, segundo refere, de «45 minutos pensados para a família, onde o espetador é convidado a mergulhar nas histórias e seres da nossa costa.» Psicóloga Cristina Valente regressa à BMC Cristina Valente regressa à biblioteca do Cadaval dia 29, pelas 20h30, para apresentar o livro “O que se passa na cabeça do meu filho”. Recorde-se que já em 2015 a conhecida psicóloga tinha vindo ao Cadaval partilhar estratégias para uma educação mais eficaz. Neste livro, Cristina Valente apresenta ferramentas úteis para entender os estados mentais e as necessidades emocionais dos filhos, desde as primeiras birras à adolescência.
|
Azambuja entrega prémios do concurso literário e bolsas de estudo
Alenquer: ASAE apreende 234 quilos de carne imprópria para consumo Inauguração dos novos polidesportivos do Forte da Casa Museu do Neo-Realismo com exposição dedicada ao arroz Câmara do Cartaxo reuniu-se com Impormol para estudar soluções |