Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

PS/Vila Franca de Xira recandidata Mesquita à Câmara e Fernando Paulo à Assembleia Municipal

Apresentação dos candidatos socialistas em Vila Franca ocorreu ao fim da tarde desta sexta-feira em Alhandra
Miguel António Rodrigues
20-04-2017 às 20:58
Imagem
Alberto Mesquita, conforme tinha avançado em primeira mão o Valor Local, é o candidato do PS à Câmara que liderou nos últimos quatro anos. Por outro lado, Fernando Paulo Ferreira que se esperava que surgisse como número dois nas listas à Câmara, vai liderar a lista da Assembleia Municipal,  presidida, neste mandato, por João Quítalo (PS).

Estas são algumas das novidades apresentadas pelo PS de Vila Franca de Xira às próximas autárquicas de 1 de outubro, e que conta como mandatária Maria da Luz Rosinha, atual deputada na Assembleia da República, e antiga presidente da Câmara daquele concelho.

Alberto Mesquita salientou que a sua candidatura "é um dever cívico" e que aceitou o desafio do PS local "para dar continuidade a uma caminho e a uma estratégia em que continuo a acreditar como se fosse no primeiro dia".

Por outro lado, o candidato salienta que acredita que "o próximo mandato será um mandato de consolidação e alargamento do trabalho efetuado no espaço público". Como exemplo, Alberto Mesquita vincou a utilização do programa de fundos comunitários Portugal 2020 "para concretizar a construção de uma ligação pedonal entre a Póvoa e Alverca".

Ao Estado, Mesquita diz que vai exigir o acabamento das obras de requalificação da Escola Gago Coutinho em Alverca. Aliás sobre este ponto, salientou que, nesta altura, o governo já tem em mãos o processo; e segundo Maria da Luz Rosinha em resposta ao Valor Local - "Este é um assunto do ministério da Educação e será contemplado no próximo orçamento de Estado para o desenvolvimento das obras".

Alberto Mesquita vincou, igualmente, as conversações existentes com a tutela porque considera "incompreensível que ao longo de tantos anos a obra esteja parada"."Independentemente do que se possa pensar sobre a Parque Escolar o que é certo é que esta permitiu muitas obras, e se não fosse este projeto, a maioria das escolas deste pais continuariam na degradação absoluta em que estava", suscitou.

Fernando Paulo Ferreira "muda-se" para a Assembleia Municipal

Ao contrário do que se esperava, o atual vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira e presidente da concelhia local, não vai integrar as listas à Câmara. O vice-presidente salienta que está sempre disponível para Vila Franca de Xira, mas um novo desafio profissional não lhe deixaria muito tempo para a política a tempo inteiro. Sem especificar qual o desafio que o espera, aquele que foi considerado como o "delfim" de Maria da Luz Rosinha, salientou que esta foi a solução encontrada para se manter em contacto com a política local. Algo aceite sem problemas, segundo Alberto Mesquita recandidato à Câmara. 

Novidades para as Freguesias

Jorge Ribeiro recandidata-se assim na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.
O candidato assegurou as metas que o esperam e referiu algumas das suas preocupações na área do ambiente, limpeza, urbanismo e trânsito, nomeadamente, a construção do nó de Caniços.

Afonso Costa também se recandidata à União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho.
O autarca diz estar convicto dos desafios e salienta ter conseguido manter a identidade de ambas as localidades, já que até há quatro anos eram freguesias independentes. Noutro capítulo, Afonso Costa vincou o desenvolvimento que estas duas freguesias tiveram nos últimos anos com o aumento do número de eleitores.

Pedro Castelo é também candidato desta feita à União de Freguesias da Castanheira e Cachoeiras, e considerou que a sua equipa poderá fazer mais e melhor por uma freguesia liderada pela CDU praticamente desde o 25 de abril.

Anabela Bastos é a candidata do PS à União de Freguesias de Alhandra e São João dos Montes. A candidata foi presidente da junta de São João dos Montes de 2002 a  2009, e embora considere que nem tudo está mal feito, aponta o dedo a questões ambientais mal resolvidas e a necessidade de um novo rumo para a freguesia.

Ana Catarina Necho é estreante na política local. Candidata-se à Assembleia de Freguesia de Vialonga para "servir a comunidade", de acordo com as suas palavras. Com 30 anos é licenciada e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

João Rodrigues dos Santos tem por missão "roubar" a junta de Vila Franca de Xira à CDU. Professor universitário  residente em Vila Franca achou ser o momento para "dar" algo a Vila Franca.
João Rodrigues "está por dentro das questões do território local", já que coordena o sistema de informação territorial de Vila Franca de Xira

Comentários

Seja o primeiro a comentar

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Luz verde para a compra da Marinha de Vila Franca pela Câmara
Imagem
Com sede no Bairro da Ónia, Azambuja: Biosurfit empregará 150 pessoas até 2019
Imagem
Um Dia no Campo regressa a Aveiras de Baixo
Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV