Reforçar o Sável como marca do concelho de Vila Franca de Xira
Mês do Sável de novo em março
Miguel António Rodrigues
24-02-2016 às 22:04 O concelho de Vila Franca de Xira recebe mais uma vez, durante o mês de março, a campanha do “Mês do Sável”. Esta edição conta já com a colaboração de 26 restaurantes, mais dois que no ano anterior e é a primeira vez que se realiza enquanto “marca” do concelho de Vila Franca de Xira.
Assim, e segundo o município ao Valor Local, “esperamos credibilizar ainda mais a iniciativa enquanto recurso identitário do concelho” acrescentando que tal é “recurso assente quer na vertente histórica, social e económica; quer na tradição de ‘bem comer’ em Vila Franca de Xira”. Para o município vilafranquense, “as expectativas são muito positivas” destacando a promoção do evento dentro e fora de portas o que se traduz no facto “de a campanha ganhar cada vez mais adeptos ao longo do tempo”. Sendo a gastronomia do concelho de Vila Franca de Xira um dos seus pontos fortes, nomeadamente em termos de atração turística, refere a Câmara que “os restaurantes parceiros têm sabido concretizar uma campanha que pretende fazer jus aos nossos melhores sabores e qualidades de bem-receber”. Por outro lado, o município tem vindo a trabalhar com outros agentes turísticos, “quer na área da hotelaria e alojamento, quer com pastelarias, espaços de visita e outros que proporcionam a quem vem a Vila Franca degustar o sável, outras boas experiências no nosso território”. Durante a campanha do Mês do Sável, o visitante mediante a apresentação da fatura dos restaurantes pode usufruir de vários descontos: estadias em unidades hoteleiras, provas de vinhos, aulas de equitação, visitas ao Evoa, e degustação de doces tradicionais. Ainda no que toca à campanha do Sável, o município diz incentivar à inovação “e até à apresentação de receitas alternativas, para além da original” e essa é uma aposta que tem dado frutos, pois “os restaurantes têm-se mostrado recetivos e há registo de muitos bons exemplos disso”. Já no que toca às doses servidas, o município refere um aumento de 11 por cento face ao ano de 2015, e “esperamos que, este ano, este número venha a crescer novamente”. Foram servidas no ano passado 6100 doses. Sendo esta uma iniciativa dedicada aos sabores do Tejo, o município decidiu também incluir a realização do “II Fórum Ibérico do Tejo” que decorre nos dias 19 e 20 de março. Esta é uma parceria com a Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA). A iniciativa conta de resto com a presença de especialistas de Portugal e de Espanha e visa debater as questões relacionadas com a revitalização e sustentabilidade do Tejo “ao nível da economia, da cultura e do ambiente”, acrescentando que “o fórum procurará dar ainda passos para a concretização de uma Confraria do Tejo”.
|
Acordo com a Cartágua sem fim à vista
Jovem de Vila Franca vence um dos mais prestigiados prémios internacionais de cinema A nova vida de João de Carvalho: Regresso à Câmara de Vila Franca poderá estar para breve BES exige pagamento de 370 mil euros ao Estrela Ouriquense Qualificação do Canhão Cársico da Ota: Câmara de Alenquer assume que diálogo vai ser longo com comissão de baldios |