Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Rescaldo do incêndio de Manique: 97,5 hectares ardidos

As chamas consumiram zonas de mato, de pousio e de alguma floresta de pinhal e eucaliptal
08-08-2018 às 16:11
Imagem
No passado sábado, quatro de agosto, o concelho de Azambuja foi afetado por incêndio rural, durante a tarde e o início da noite. O fogo deflagrou na área do município de Rio Maior, mais concretamente na Quinta do Brinçal – Freguesia de Arrouquelas, por volta das 14h20, e, na sua progressão, acabou por evoluir para a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. As chamas consumiram zonas de mato, de pousio e de alguma floresta (pinhal e eucaliptal) e aproveitaram as condições meteorológicas muito favoráveis ao avanço do fogo. A situação só não tomou proporções mais preocupantes graças à eficácia do combate efetuado pelos bombeiros, bem como à coordenação, e ainda ao facto de muitos terrenos se apresentarem limpos.

O fogo foi dado como extinto por volta das 23h50 do mesmo dia. Participaram no combate a este incêndio 185 operacionais, 48 viaturas e quatro meios aéreos, dois helicópteros (um pesado e um ligeiro) + dois aviões médios. Nas entidades envolvidas na operação, além da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estiveram presentes as corporações de bombeiros de Alcoentre, Azambuja, Rio Maior, Cartaxo, Santarém, Merceana, Castanheira do Ribatejo, Alverca, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, Torres Vedras, Constância, Bucelas, Pontinha, Fanhões, Póvoa de Sta. Iria, Vialonga, Loures, Cadaval, Linda-a-Pastora e Alhandra; equipas de sapadores do município de Azambuja, da Afocelca e da APAS; as delegações de Aveiras de Cima e de Rio Maior da Cruz Vermelha Portuguesas; equipa de GIPS e militares da GNR de Aveiras de Cima, Azambuja e SEPNA-Alenquer; ainda um técnico da EDP, e as forças municipais de Proteção Civil de Azambuja e de Rio Maior.

A nível autárquico, as operações foram acompanhadas, no local, pelo presidente da Câmara de Azambuja – Luís de Sousa, pela vereadora Sílvia Vítor, pelo vice-presidente da Câmara de Rio Maior – Luís Dias, e pelo presidente da União de Freguesias – José Avelino Correia.
​
​O balanço inicial dos danos totaliza 97,54 hectares de área ardida (16,27ha em Rio Maior + 81,27ha em Azambuja) e, a nível pessoal, seis vítimas ligeiras (cinco bombeiros e um civil). Quanto a edificações, não foi atingida nenhuma habitação, apenas alguns anexos.
​

Em comunicado, a Câmara de Azambuja agradece a todas as entidades e forças envolvidas nesta ação e apela aos proprietários no sentido de continuarem as suas limpezas de terrenos. 


NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​
​Dois meios aéreos e 106  homens tentam travar as chamas em Samora Correia

​Novo Quartel dos Bombeiros de Azambuja ainda sem data 

Cartaxo: Entradas grátis nas piscinas municipais no Dia Internacional da Juventude

Onda de calor: Passageiros queixam-se da falta de condições nos transportes públicos 



Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Paredes/Alenquer: Incêndio destrói sede da tertúlia de forcados 
Imagem
CUAB na mira da justiça após queixa de ilegalidades de antigo dirigente
Imagem
Jardim-de-Infância de Aveiras de Cima aquém das expetativas quanto ao número de alunos
Imagem
Palácio do Sobralinho volta a ser cenário de filme

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS