Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Sável continua a ser a maior aposta gastronómica do concelho de Vila Franca 

Iguaria do Tejo e vinho Encostas de Xira na mesa dos restaurantes do concelho
Miguel António Rodrigues
02-03-2020 às 17:09


Imagem

O concelho de Vila Franca de Xira recebe este mês de março, mais uma edição do “Mês do Sável”. A apresentação desta iniciativa gastronómica decorreu, no passado dia 17, perante a comunicação social e alguns restaurantes que vão servir esta iguaria do Tejo até ao final do mês.
 
Ao Valor Local, Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, fala numa iniciativa de sucesso com a adesão de mais de 20 restaurantes espalhados pelo território concelhio e que voltam a apostar neste prato típico ribatejano.
 
Ao todo, esclarece o autarca “servimos no ano passado cerca de nove mil doses de sável” destacando que para além dos restaurantes que fazem parte da listagem oficial, muitos outros confecionam este prato e servem-no aos seus clientes, e sendo assim o número de doses servidas em 2019 até pode ter sido superior ao que está contabilizado pela autarquia.
 
Para o autarca “o ano de 2019 foi bom”. “Serviram-se mais 400 ou 500 refeições do que em 2018 e estou convicto de que vamos superar esses valores em 2020” o que significa, para Alberto Mesquita “que o trabalho que temos feito está a resultar” porque há muitas pessoas “que vêm não só de Lisboa como da região, propositadamente, a Vila Franca de Xira para saborear o sável na sua receita clássica”.
 
Por outro lado, e apesar da receita tradicional ser a mais procurada, ou seja sável frito com açorda de ovas, alguns restaurantes no concelho têm apostado em receitas mais inovadoras e que têm sido alvo de alguma procura por parte dos forasteiros.
 
Com cerca de nove mil doses servidas no ano passado, Alberto Mesquita diz que não é de estranhar que não exista sável suficiente no Tejo para tanta procura. O autarca salienta que “quando a oferta de sável não é suficiente no Tejo, é trazido da Figueira da Foz e de outros locais, mas mesmo assim ainda há sável no nosso território” e garante ter a informação de que no ano passado “ainda havia bom sável no Tejo”.
 
Desde há alguns anos para cá, o município de Vila Franca de Xira tem apostado também no vinho “Encostas de Xira” produzido na quinta municipal da Subserra em Alhandra e que faz parte do menu dos restaurantes locais que servem o sável.
 
Com efeito, esta aposta tem vindo a traduzir-se num aumento da procura, tanto do vinho, como do sável, nos restaurantes locais, levando a autarquia a apresentar em simultâneo o sável e o vinho como forma de promoção gastronómica e também turística.
 
A apresentação desta campanha gastronómica aos jornalistas, empresários e operadores turísticos, incluiu um showcooking e uma prova de vinhos. Uma ideia que vai prevalecer ao longo do mês de março nos mercados de Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca, Forte da Casa e Vialonga.
 
 
 

​

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Aterros de Azambuja e de Ota vão receber 79 mil toneladas de resíduos do estrangeiro 

​População de Azambuja coloca a Câmara entre a espada e a parede na luta pelo fecho do aterro

Moradora acusa Câmara de Azambuja de não querer marcar lugar de deficiente em condições

José Manuel Franco vence eleições para a Cerci de Azambuja
​​
​
​




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV