Socialistas de Azambuja sentem-se enganados por Ana Gomes
Militantes do PS retiram apoio. José Braz bate com a porta como mandatário concelhio da candidatura
|
|
| 16 Jan 2021 12:35
Sílvia Agostinho Militantes do Partido Socialista de Azambuja ficaram estupefactos com as recentes declarações sobre as touradas da candidata à presidência da República, a socialista Ana Gomes, que apesar de não ser apoiada pelo partido, tem vindo a recolher a simpatia de muitos elementos socialistas um pouco por toda a parte - nomeadamente, dos que são contra o apoio implícito do PS à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa - como foi o caso em Azambuja, no início da semana, onde andou de braço dado com alguns elementos do PS local.
O tema das touradas que está na ordem do dia, e que é alvo de muitas clivagens até dentro do próprio PS nacional, mereceu por parte da candidata na sua visita a terras ribatejana, nesta semana, palavras comedidas, tendo em conta que muitos dos que a apoiam no concelho de Azambuja são também aficionados. Na mesma semana, Ana Gomes desferiu um ataque às touradas referindo que são "espetáculos bárbaros e degradantes" e que no Parlamento Europeu votou sempre "consistentemente contra o financiamento das touradas". As palavras tiveram repercussão, e ao Valor Local, José Braz, mandatário concelhio da candidatura de Ana Gomes, refere que vai deixar de ter esse papel, e que essa decisão será comunicada ao mandatário distrital. O militante do PS de Azambuja diz que já eliminou "das redes sociais todas as referências nas quais dava apoio a esta candidata", assim como, já eliminou as fotografias alusivas à passagem da Ana Gomes por Azambuja. Numa entrevista à Rádio Valor Local, no início da semana, Ana Gomes apesar de ser perentória em afirmar que não gosta de touradas teve um discurso mais brando em relação a estes espetáculos. Facto que José Braz notou assim como o líder da Juventude Socialista, Gonçalo Ferreira também em declarações ao nosso jornal. Gonçalo Ferreira diz que Ana Gomes usou do mesmo tom num encontro com socialistas em Santarém. A candidata na Rádio Valor Local referiu apenas que "é tempo de se olhar para o evoluir das tradições de forma a que se respeitem os direitos dos animais", sem precisar de forma prática como é que isso pode ser feito no caso das touradas. OUÇA O ÁUDIO - DECLARAÇÕES SOBRE TAUROMAQUIA A PARTIR DO MINUTO 19
As declarações da deputada caíram mal entre as hostes socialistas locais. A presidente da junta de freguesia de Azambuja, e presidente da Mulheres Socialistas de Azambuja, Inês Louro, repudiou no facebook as palavras da candidata retirando-lhe de imediato o seu apoio, aludindo ainda à circunstância de ter perguntado de forma muito direta à candidata a sua opinião sobre o fim das touradas, ao que Ana Gomes disse que apesar de não gostar, respeitava as tradições. Sentindo-se enganada, Inês Louro cortou de imediato com o apoio após ouvir o que Ana Gomes transmitiu num vídeo de campanha. José Braz adianta mesmo que já fechou a página quanto ao tema, demarcando-se da candidatura em causa. O mandatário concelhio acredita que as mais recentes declarações têm como objetivo agradar ao PAN, que é o partido que apoia a sua candidatura. "A candidata possivelmente quis agradar a gregos e a troianos sobre este tema mas saiu-se mal", conclui Braz. O líder da JS também já retirou o seu apoio a Ana Gomes através de uma publicação no facebook.
Clique para definir o HTML personalizado
|
|