Sucesso do PROVE em Alenquer
Os agricultores que aderiram sublinharam o desejo de continuar a levar para a frente a iniciativa
Sílvia Agostinho
02-01-2016 às 22:07 Um ano e meio após o seu lançamento, o programa PROVE em Alenquer, que consiste na venda de cabazes de produtos hortícolas a baixo preço pelos agricultores aderentes, tem sido um sucesso. Apenas três produtores aderiram à iniciativa da Leader Oeste e do município, mas todos são unânimes em considerar que se fossem mais, os lucros seriam menores.
Presentes na iniciativa “Mercado de Emoções” da iniciativa da Câmara “Alenquer, Presépio de Portugal”, Pedro Franco, Rute Ferreira e José Marques sublinharam o desejo de continuar a levar para a frente a iniciativa. Todas as sextas feiras vendem os seus hortícolas no mercado de Alenquer. “Todas as semanas temos consumidores novos”, referem. Um cesto com quatro a seis quilos de legumes e fruta custa sete euros, um cabaz entre os sete e os nove quilos tem um custo de 10 euros. “Não podemos dizer que é recompensador financeiramente, mas também não nos podemos queixar porque conseguimos escoar os nossos produtos a um preço justo, por outro lado quem consome, adquire qualidade a um preço satisfatório”. Os três agricultores começaram, entretanto, a fornecer também a base aérea da Ota, “porque há muitos residentes na base que não lhes dá jeito virem a Alenquer”. No futuro, os produtores gostariam de vender os seus cabazes no mercado do Carregado, mas asseguram que será “algo a ver com a Câmara”.
|
Câmara de Azambuja compra duas carrinhas para transporte escolar
Santa Casa da Misericórdia de Azambuja à espera de dar gás a vários projetos Alenquer promove aulas de Hipoterapia Gabinete de Apoio ao Empresário, em Azambuja, já está de portas abertas Desporto no concelho: Salvaterra aprova empréstimo de 437 mil euros |