Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Torricado no centro das atenções no debate sobre turismo e gastronomia

Os intervenientes discutiram o futuro deste setor no concelho de Azambuja


Sílvia Agostinho
30-09-2019 às 18:07


Imagem
PUB
Imagem

“Turismo e Gastronomia” foi o mote para um debate realizado em conjunto pelo Valor Local e a junta de freguesia de Azambuja, no cinema do Centro Comercial Atrium, em Azambuja, onde se juntaram a nós para uma conversa de duas horas, o vereador com o pelouro do Turismo, António José Matos, Joaquim Ramos da Confraria do Torricado, Júlio Martins em representação da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e a enóloga Verónica Pereira da Sociedade Agrícola Casal do Conde, Cartaxo. O torricado esteve no centro das atenções tendo em conta a aposta neste prato típico de Azambuja nos últimos tempos, com eventos, e outras atividades, mas em que a restauração “ainda tem de fazer o seu caminho”, concordaram os oradores.

O vereador com o pelouro do turismo deu a conhecer que uma das estratégias no que ao turismo diz respeito tem passado, nos últimos tempos, pela captação de turistas integrados em circuitos de visita pelo concelho com paragem em locais como o Castro de Vila Nova de São Pedro, e outros, onde ao longo dia dia têm ocasião de assistir a recreações históricas pelo grupo Terra Velhinha, e como “é óbvio provar o nosso torricado, que por mais que digam que é de outras zonas da região, não é. É de Azambuja, afirmou perentoriamente. Joaquim Ramos, da Confraria do Torricado, que ainda se encontra em processo de constituição assume, neste órgão,  a presidência da Chancelaria como Chanceler-Mor. Na restante lista constam os nomes de Rita Ortigão Costa que assume o segundo lugar como chanceler. Madalena Aparício assume as finanças como tesoureira, e Miguel Ouro como secretário, no cargo de campino. Lourenço Luzio é o segundo secretário da confraria, assegurando o cargo de jornaleiro. O concelho averiguador é entregue a Conceição Maurício Sousa, coadjuvada por Madalena Tavares e Lúcio Costa. A Confraria do Torricado tem também um Conselho de Sábios, composto por elementos das várias freguesias do concelho de Azambuja.


Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

​A entidade de turismo, segundo Júlio Martins, encara este movimento da confraria de Azambuja “de bom grado”, embora já tenha surgido no passado uma congénere em Samora Correia da qual atualmente não se conhece expressão. “A entidade não toma partido apenas acolhe todas as boas sugestões que possam impulsionar o turismo” não se imiscuindo em disputas territoriais. Já Verónica Pereira deixou a sugestão de que o torricado vai bem com vários tipos de vinho, do tinto ao branco até ao espumante. “Um vinho que equilibre a gordura do torricado é o indicado”. 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Mc Donald´s regressa à cidade de Vila Franca

Dois detidos em Aveiras de Cima por fogo posto

Grupo Mello anuncia saída da gestão do Hospital de Vila Franca em 2021

Jovem detido pela GNR após distúrbios em café nos Casais da Lagoa


​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Esta notícia dá vontade de rir, não obstante o respeito pelo Jornal Valor Local que tenta chamar os problemas da Azambuja para a discussão, mas alguns “artistas” não ajudam de todo!
O Vereador Matos a falar de turismo... na Azambuja... quando sabe que o melhor cartão de visita para o Concelho é o Aterro...!!! Para quando umas visitas guiadas ao mesmo para mostrar que o Amianto vai ser o ouro branco, no futuro, para a Azambuja? Será que vai vender a escola de condução para investir neste nicho de mercado - turismo vs amianto?
O Ex-Presidente Ramos é o grande mentor do Aterro..
Um aterro bonito, apresentável, ecológico, que resolve o problema do grande buraco da antiga pedreira...
Se fosse honesto, dizia o resto..
Mas com Amianto, resíduos domésticos e lixo importado, o turismo na Azambuja pode beneficiar com visitantes que venham testemunhar o enterro dos lixos que produziram nos seus países e que estão a ser “sepultados” na bonita e tranquila Azambuja!!!
Jorge Ferreira
Azambuja
06/10/2019 08:28
​

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV