Universidade das Gerações em Arruda dos Vinhos

Deverá ser inaugurada no dia do Idoso
VOLTAR
Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

O município de Arruda dos Vinho quer abrir em outubro próximo a Universidades das Gerações. O projeto da autarquia destinado a pessoas acima dos 50 anos, quer ser agregador e por isso vai incluir cidadãos de todo o concelho. Segundo André Rijo, presidente da Câmara ao Valor Local, a ideia é “abrir esta Universidade das Gerações no dia do Idoso”.

Até ao momento, garante que as reuniões com os futuros professores estão a decorrer dentro dos timings previstos “e portanto este projeto tem tudo para dar certo”. Este é um conceito que “é semelhante ao que vai acontecendo um pouco por esse país fora com a implantação das denominadas universidades séniores”. Todavia salienta que considera o nome escolhido mais abrangente, sendo que também se trata de uma iniciativa exclusivamente municipal.

De acordo com o autarca, a Universidade das Gerações ficará situada no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos. Há salas disponíveis para este projeto, desde logo uma sala dedicada à informática e outras duas salas para lecionar outras matérias, como as línguas ou a História, para além da “nave que dá igualmente para atividades físicas”.

O autarca vinca também as disciplinas ligadas às artes e ofícios, como por exemplo, o artesanato ou os bordados, que têm sido um sucesso em termos de procura noutros projetos semelhantes. A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos assegura também transporte. André Rijo diz que existe alocado à atividade um autocarro de 27 lugares para as deslocações das pessoas para a sede de concelho.

 O autarca vinca que o custo do transporte já está associado aos pagamentos que os séniores farão para integrar esta iniciativa. Ao todo, explica que o valor inicial é de 10 euros, e depois três euros por disciplina para todo o ano letivo.

André Rijo destaca que para o sucesso desta iniciativa vão contribuir não só as juntas de freguesia, como também as associações e coletividades locais.

Miguel A. Rodrigues
05-08-2015
19h45

Comentários

Ainda não há novidades ...

    A sua opinião conta:

Submeter

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS