O município de Arruda dos Vinho quer abrir em outubro próximo a Universidades das Gerações. O projeto da autarquia destinado a pessoas acima dos 50 anos, quer ser agregador e por isso vai incluir cidadãos de todo o concelho. Segundo André Rijo, presidente da Câmara ao Valor Local, a ideia é “abrir esta Universidade das Gerações no dia do Idoso”.
Até ao momento, garante que as reuniões com os futuros professores estão a decorrer dentro dos timings previstos “e portanto este projeto tem tudo para dar certo”. Este é um conceito que “é semelhante ao que vai acontecendo um pouco por esse país fora com a implantação das denominadas universidades séniores”. Todavia salienta que considera o nome escolhido mais abrangente, sendo que também se trata de uma iniciativa exclusivamente municipal.
De acordo com o autarca, a Universidade das Gerações ficará situada no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos. Há salas disponíveis para este projeto, desde logo uma sala dedicada à informática e outras duas salas para lecionar outras matérias, como as línguas ou a História, para além da “nave que dá igualmente para atividades físicas”.
O autarca vinca também as disciplinas ligadas às artes e ofícios, como por exemplo, o artesanato ou os bordados, que têm sido um sucesso em termos de procura noutros projetos semelhantes. A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos assegura também transporte. André Rijo diz que existe alocado à atividade um autocarro de 27 lugares para as deslocações das pessoas para a sede de concelho.
O autarca vinca que o custo do transporte já está associado aos pagamentos que os séniores farão para integrar esta iniciativa. Ao todo, explica que o valor inicial é de 10 euros, e depois três euros por disciplina para todo o ano letivo.
André Rijo destaca que para o sucesso desta iniciativa vão contribuir não só as juntas de freguesia, como também as associações e coletividades locais.
Miguel A. Rodrigues
05-08-2015
19h45
Comentários
Ainda não há novidades ...