Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Vila Franca de Xira celebra 34 anos de elevação a Cidade

Sessão solene com concerto pela banda do Ateneu
Miguel António Rodrigues
25-06-2018 às 19:22
Imagem
Vila Franca de Xira assinala a 28 de junho os seus 34 anos de elevação a cidade. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira este é um momento importante para a cidade, e das comemorações deste ano consta uma série de iniciativas relacionadas com os aspetos mais importantes desta cidade que deixou de ser vila em 1984.

Segundo João Santos, este será um dia assinalado por uma sessão solene com um concerto da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense e a atuação de dois cantores líricos vilafranquenses, nomeadamente, Marco Alves dos Santos, e Sofia Rodrigues.

Na sessão solene, que decorrerá no Auditório João David Marques Pinheiro, no Ateneu Artístico Vilafranquense, decorrerá igualmente a atribuição de várias distinções a algumas associações que, “do ponto de vista cultural, social e recreativo, têm sido fundamentais para a freguesia de Vila Franca de Xira”, explicando que serão homenageados nas pessoas dos presidentes de Junta, “os diversos ciclos de gestão da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira no período pós o 25 de Abril”. Já no que toca às homenagens às associações, merecerá a distinção máxima da freguesia, o Ateneu Artístico Vilafranquense, os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, o Grupo Recreativo do Paraíso, a  Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira; e o Grupo de Artistas e Amigos da Arte.

Para o presidente da junta de Vila Franca, a sessão solene é mesmo o ponto alto destas comemorações. Será por isso “um momento muito particular”, salientando que desta forma se espera que este “evento contribua para a promoção da unidade e da coesão em nome de um interesse superior: a freguesia e a cidade de Vila Franca de Xira”.

Para o presidente da junta, o facto de as comemorações do Dia da Cidade se realizarem antes do Colete Encarnado, acabam por funcionar como um complemento ao mesmo. “São acontecimentos distintos, mas com um denominador em comum: marcam, indiscutivelmente, a vida social e cultural da freguesia de Vila Franca de Xira”.

O autarca explica que “neste dia celebra-se a cidade de Vila Franca de Xira, que é indissociável dos acontecimentos e eventos que a caracterizam enquanto elemento identitário”.

Para o presidente da junta,  faz sentido ainda comemorar os 34 anos de elevação a cidade. O autarca aponta como de máxima importância a identidade da cidade e explica ao Valor Local que “a identidade de um território, e dos seus cidadãos, constrói-se a partir do seu passado e dos momentos que o marcam do ponto de vista histórico”.

Nesse sentido explica que “a cada sessão de Comemoração do Dia da Cidade, reforça-se o pilar da identidade e o sentimento de pertença a Vila Franca de Xira”. “Por isso, perpetuar Vila Franca de Xira, tal como a conhecemos, não pode dispensar a celebração dos seus momentos históricos e dos elementos simbólicos que mais se destacam e destacaram em sua representação”.
​
João Santos lembra inclusivamente que a identidade está para sempre ligada “às lezírias, ao Rio Tejo, à campinagem, às culturas avieira e varina”; referindo que estes “são alguns dos elementos que orientam a nossa freguesia para o setor do Turismo”.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Grande Guerra em exposição na Escola Secundária Damião de Goes
Imagem
Feira de Maio: PSD questiona segurança das tronqueiras
Imagem
Programa "Férias Ativas" em Azambuja a partir de 25 de junho

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS