Vila Nova da Rainha celebrou centenário da aviação militar com visita presidencial
Com uma série de iniciativas levadas a cabo pela Força Aérea
Miguel A. Rodrigues
24-07-2016 às 21:34 O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, no passado domingo dia 17 de julho, em Vila Nova da Rainha, um monumento que assinala os cem anos do primeiro voo militar em Portugal. O momento contemplou uma série de iniciativas levadas a cabo pela Força Aérea Portuguesa, a Câmara de Azambuja e a Junta de Freguesia local. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido de forma entusiasta pela população, isto apesar dos quase 40 graus que se faziam sentir.
Em conversa com alguns populares, esta iniciativa foi considerada como “importante”, primeiro porque voltou a dar importância à freguesia, e depois porque assinala um feito nacional com a presença do chefe de Estado. Aliás, desde 93, altura da presidência aberta de Mário Soares, que o concelho de Azambuja não recebia um Presidente da República, sendo que Marcelo Rebelo de Sousa o conhece bem pois tem feito ao longo dos últimos anos várias visitas pessoais a Virgínia Estorninho, militante do PSD e amiga pessoal do atual presidente. Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou um monumento alusivo aos cem anos do primeiro voo. Um avião que foi estrategicamente colocado na entrada norte de Vila Nova da Rainha por cima de um revestimento azul que simboliza o ar e o mar. O monumento que tem sido do agrado de todos os populares, é também um símbolo da importância daquela vila, já que ali existiu a primeira escola de aviação militar do país, até esta se deslocar para Sintra por causa dos terrenos.
Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de assinalar o momento lembrando a importância para o país daquela localidade do concelho de Azambuja. O chefe de Estado aproveitou para lembrar o primeiro voo militar em Portugal efetuado em Vila Nova da Rainha pelo Tenente Santos Leite. Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis deixar de dar uma palavra aos militares que faleceram num acidente com um C130 na base Aérea do Montijo evocando a memória desses mesmos militares. No seu curto discurso, o Presidente da República falou ainda sobre os atentados em França e na Turquia. Luís de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Azambuja, aproveitou para dar a conhecer um pouco do concelho, e lembrou que para além de ser o berço da aviação militar, Vila Nova da Rainha é também conhecida por ali ser ter casado D. Nuno Álvares Pereira em agosto de 1376 com D. Leonor de Alvim, sublinhando assim as raízes históricas da vila. Marcelo Rebelo de Sousa teve ocasião ainda de se deslocar ao apeadeiro local, perto do sítio onde estava a Escola Aeronáutica Militar e o Campo de Aviação, tendo inaugurado, os painéis “Sítio Histórico”, que contem mapas e informações sobre este local.
|
Águas do Ribatejo vai investir 20 milhões de euros na região
Vila Franca: Loja do Munícipe atendeu 30 mil em seis meses (c/áudio) A ceifeira de arroz que era vaidosa do seu trabalho Cada vez mais tensa a relação entre a Junta de Azambuja e a Câmara Legionella: ADP defende-se e diz que cumpriu todas as obrigações ambientais |