Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS


Virtudes continua a lutar pelos passes a 40 euros 

Localidade que tem ganhado população nos últimos anos pode perder o comboio da luta contra a desertificação
Inês Lourenço
16-11-2020 às 16:14
Imagem


É mais um dia normal em Virtudes, freguesia de Aveiras de Baixo, concelho de Azambuja. A aldeia que nos últimos anos tem assistido a um crescimento populacional arrisca-se a perder a batalha da desertificação porque continua a perder o comboio da mobilidade acessível para todos. Na estação, os passageiros da CP aguardam pelo comboio que os vai levar a localidades próximas como Vila Franca de Xira ou Azambuja, mas há também quem se desloque todos os dias para Lisboa. Há mais de um ano que Azambuja passou a beneficiar dos passes a 40 euros, esquecidos e excluídos ficaram os utentes de Virtudes. Foi este o sentimento que pudemos presenciar in loco no âmbito desta reportagem.
Há quem não se conforme com esta “injustiça”.
​
Em março de 2019 foi implementado o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) dos transportes públicos que permitiu a criação do passe Navegante que cobre a Área Metropolitana de Lisboa (AML) por 40 euros mensais. Este programa nasceu da necessidade de combater o que se designou como condicionalismos negativos associados à mobilidade. O objetivo possuía uma componente ambiental de redução de emissão de gases de efeito de estufa,  poluição atmosférica,  ruído, consumo de energia, mas também social – viajar de forma mais barata e acessível às famílias Contudo, Virtudes, aldeia que tem conseguido combater fenómenos de desertificação por estar mesmo à beira da linha de caminhos de ferro e com isso conseguiu atrair habitantes, vê agora este crescimento populacional comprometido. 
​
Jornal Valor Local · Virtudes continua a lutar pelo passe a 40 euros
Depois da luta de Azambuja para entrar no PART, o concelho passou a usufruir do navegante com o aumento de uma taxa de 0,50 cêntimos (dando um total de 40,50 euros). Mas a  luta de Virtudes para usufruír também deste direito continua. Pertencendo ao concelho de Azambuja, que conta com quatro pontos de embarque - Vila Nova da Rainha, Espadanal da Azambuja, Azambuja e Virtudes -, apenas esta estação ficou excluída dos passes a 40 euros. Esta situação gera uma sensação de revolta entre os cidadãos que se sentem “injustiçados”, “excluídos” e “tristes”.

Carla Machado, 34 anos, vive em Virtudes há menos de um mês e foi apanhada de surpresa quando soube que, para além dos 40,50 euros de Navegante, teria ainda de pagar 24,30 euros de passe entre Virtudes e Azambuja. Todos os dias apanha o comboio até à Damaia para ir trabalhar e diz ter sido informada de que seria viável apanhar aquele transporte na estação de Virtudes usufruindo do Navegante, o que se revelou “uma mentira”. Glória Jesus, 56 anos, também vai todos os dias de comboio para a gare do Oriente trabalhar e diz que esta situação não é admissível, pertencendo Virtudes ao distrito de Lisboa e quando tem assistindo, ao longo dos anos, a um crescimento populacional.

Quem também se sente indignada com esta exclusão é Madalena Rodrigues, 47 anos, que vive na localidade e todos os dias, inclusive ao fim de semana, apanha o comboio. Para sair no Espadanal de Azambuja tem de tirar o passe até Vila Nova da Rainha, custando-lhe 40 euros mensais (o mesmo que custaria, caso houvesse Navegante para ir até Lisboa). Na opinião da cidadã que foi viver para a localidade em questão por estar bem servida de comboio, “devia existir um descontozinho”, pois os habitantes de Virtudes “também têm direito tal como os outros.”

Por volta das 8h20 da manhã, a equipa do Valor Local cruzou-se ainda com Cristina Esteves, 53 anos, e Andreia Sofia, 44 anos. Ambas fazem o percurso Virtudes-Vila Franca de Xira e sentem-se indignadas com o facto de estarem excluídas dos passes a 40 euros. Andreia Sofia diz sentir-se ”triste e injustiçada” e diz levar, por vezes, o carro até Azambuja para contornar esta diferença de valores. Contudo, destaca que há quem não tenha possibilidades de fazer o mesmo. Afirma ainda que  caso Virtudes passasse a fazer parte do Navegante, haveria mais pessoas a apanharem o comboio na estação. Cristina Esteves concorda e diz pagar 39 euros mensais para o percurso Virtudes-Vila Franca de Xira. Diz que o Navegante facilitaria todos e que “há pessoas suficientes que justifiquem a inclusão”. Quando questionada sobre o que a Junta de Freguesia tem feito, lamenta que “tenham esquecido Virtudes”.

Joaquim Soares, membro da Assembleia de Freguesia de Aveiras de Baixo, esteve presente na estação ao longo da reportagem e confirma o pagamento mensal de 64, 80 euros por parte da população de Virtudes, estando a uma distância muito curta de Azambuja e com o passe de 40,50 euros quase ali à mão de semear. Joaquim Soares diz que “Azambuja está entupida de carros”, porque muitas pessoas optam por levar o automóvel até à sede de concelho para contornar o valor que se paga nas viagens de comboio. Se houvesse Navegante “haveria uma melhor distribuição das pessoas”.

O membro da Assembleia diz que tem sido feita muita força nas assembleias municipais junto da Câmara Municipal de Azambuja e que as negociações com a AML ainda não estão fechadas. Afirma ainda que o Governo vai dispor de “cerca de 190 milhões de euros para simplificar o transporte de pessoas na zona da AML” devido à covid-19 e que Azambuja se encontra esperançosa que essa verba venha contribuir para o alargamento do passe até Virtudes. Quanto à possibilidade de a Câmara cobrir o valor extra pago pela população é, segundo Joaquim Soares, “uma espécie de última opção, e de plano B” mas não nega que está em cima da mesa.

Já durante o tempo de negociações, a Câmara Municipal do Cartaxo conseguiu chegar a acordo com a AML e reduziu o valor da diferença de 33 euros mensais para 24,30 euros e, segundo o membro da Assembleia de Aveiras de Baixo, Virtudes está “à boleia da Câmara Municipal do Cartaxo”, usufruindo desta mais valia, mas não tendo entrado nas negociações porque o objetivo é “o custo zero” por assim dizer.

Virtudes tem registado um aumento populacional e, segundo Joaquim Soares, conta agora com “cerca de 500 habitantes”, “em que cerca de 50 a 60 pessoas necessitam deste passe”. É com esperança que a população não desiste, assinando as petições necessárias, para que haja a inclusão num projeto que surgiu da necessidade de contrariar a exclusão social.
            

Imagem
Imagem
LEIA AQUI

Imagem




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

GNR de Alenquer prende três homens por furto em estabelecimento comercial

Manuel Ferreira, do MOAA: “PS com desculpas de mau pagador pode pagar caro o erro do aterro de Azambuja” 

Concelho de Azambuja ultrapassa os 100 casos ativos de Covid-19

Azambuja a caminho de ser o El Dorado da energia solar

Lar de idosos em Quebradas com 17 pessoas infetadas com Covid-19


Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS